A mandata da deputada estadual Linda Brasil (Psol) fez história ao lançar, nessa segunda-feira, 31, a Rede de Estudantes em Defesa dos Direitos Humanos, um espaço pioneiro formado exclusivamente por meninas, estudantes da rede pública de ensino de Sergipe. O evento, realizado na Escola do Legislativo de Sergipe (Elese), reuniu mais de 30 adolescentes, consolidando um coletivo que visa fortalecer a presença das mulheres na política e nos espaços de decisão.

A criação da rede simbolizou o encerramento da programação do Março das Mulheres, promovida pela mandata, e representa um marco na luta por igualdade de gênero e justiça social. A iniciativa tem como objetivo formar lideranças femininas, estimular a participação política das meninas e promover debates sobre direitos humanos e cidadania.

Na ocasião, a parlamentar dialogou com o público sobre os impactos da desigualdade social e da injustiça econômica, considerando a história política do Brasil. “Esse é um espaço de promoção da consciência sobre a formação da nossa sociedade e os desafios históricos que enfrentamos. A política deveria ser o meio para combater essas injustiças sociais e a desigualdade de gênero, mas temos muitos obstáculos a superar, e essa transformação passa, necessariamente, pela promoção do conhecimento e pelo empoderamento da sociedade”, salientou Linda Brasil.

A professora do Centro de Excelência Professor João Costa, Sandy Soares, considera o espaço enriquecedor para a formação cidadã e política dos participantes. “Acredito muito nesse projeto, pois a educação deve ocupar esses espaços. A escola é o lugar mais importante para que esse tipo de debate surja, para que as adolescentes aprendam a se posicionar e entendam que esta Casa deve ser ocupada pelo povo e, principalmente, pelas mulheres”, avaliou, destacando o enfoque da primeira edição do projeto, que enalteceu a participação feminina.

A estudante Ingrid Alessandra destacou que, com a palestra ministrada pela deputada Linda Brasil, aprendeu sobre a importância da participação das mulheres na política. “É fundamental que possamos nos conscientizar de que precisamos questionar e nos movimentar para conquistar cada vez mais espaços. Quanto mais a deputada Linda Brasil e outros parlamentares promoverem essa conscientização, mais nós, estudantes, poderemos ter um futuro promissor e contribuir para uma sociedade melhor. Quero levar esse aprendizado para o meu colégio, pois a participação política também deve ser enfatizada lá”, afirmou.

Foto: Ascom | Deputada Linda Brasil