Segundo pesquisa divulgada pela Fundação Getúlio Vargas, no ano passado, Sergipe tinha quase a metade da sua população com renda domiciliar per capita de até R$497,00 mensais. O que colocou o estado em 5º lugar entre os estados com maior índice de pobreza do Brasil. Entendendo a importância da Secretaria de Estado da Inclusão e Cidadania nesse processo de superação da situação vulnerabilidade social, bem como no enfrentamento das diversas violências, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) se reuniu, nesta sexta-feira, 3, com a secretária Érica Mitidieri, onde conversaram sobre diversos temas relacionados às políticas socioassistenciais, de direitos humanos e segurança alimentar e nutricional.
O encontro foi provocado pela equipe da mandata com o intuito de compreender como a secretaria tem estruturado as políticas públicas das quais gerencia. Linda Brasil reforçou a importância da Secretaria de Inclusão e Cidadania no processo de desenvolvimento de Sergipe e na transformação social do povo sergipano, principalmente das sergipanas e sergipanas que vivem em situação de vulnerabilidade extrema.
“Essa é uma pasta que gerencia uma política pública muito importante para a mudança da realidade social do nosso estado. Estamos falando de uma política pública que estava sendo desmontada pelos últimos governos. É necessário um orçamento forte, equipe técnica e muita sensibilidade para que tenhamos avanços na área social. Sergipe vive, hoje, com boa parte de sua população em situação de pobreza e extrema pobreza. O Governo precisa ser atuante para que essas pessoas tenham emprego, renda, comida na mesa e todos os seus direitos assegurados.”, reforçou Linda Brasil.
Avanço
A deputada comemorou a ampliação do número de pessoas vivendo com HIV/Aids no Cartão Mais Inclusão. “Eu votei a favor, inclusive, parabenizei a iniciativa do Governo. É importante reforçar que não faço oposição por oposição. O meu projeto político é contribuir para que Sergipe avance, mas avance com responsabilidade, compromisso social e respeito às individualidades. Portanto, não poderia deixar de enaltecer essa ampliação. As pessoas vivendo com HIV/Aids são muito estigmatizadas, boa parte está em situação de vulnerabilidade e esse benefício vai ajuda muito. Mas não podemos parar por aí”, frisou Linda.
Diversidade e Inclusão
A deputada pediu que os Direitos Humanos sejam valorizados e tenham estrutura necessária para que possam desenvolver ações transformadoras. “É histórico o desmonte dessa política pública. Peço, secretária, compromisso e sensibilidade para fazer com que os Direitos Humanos seja uma política forte em Sergipe. É através dos Direitos Humanos que vamos enfrentar a violência contra a mulher, garantir protagonismo à população negra, defender a liberdade religiosa, combater o trabalho infantil e lutar contra qualquer tipo de violação de direito. É uma política muito importante e que precisa ser colocada como prioridade”, destacou.
Linda questionou sobre os trabalhos voltados à população LGBTQIAPN+. “Aqui é outro tema muito caro para a nossa mandata. E esta secretaria detém a responsabilidade de desenvolver as políticas públicas que garantam os acessos necessários a todas as pessoas LGBTQIAPN+ de Sergipe. Precisamos conscientizar a população, preparar os órgãos públicos para que nos respeitem e garantam nossos direitos e, principalmente, incluir todas, todes e todos os cidadãos LGBTQIAPN+ do nosso estado”, reforçou.
Pautas Importantes
Ainda, na oportunidade, Linda Brasil solicitou informações sobre a promoção de novo concurso público para a área do social, a instalação da Casa da Mulher Brasileira e do novo Restaurante Popular em Aracaju. “De acordo com a secretária, já há um estudo para verificar a possibilidade da realização de um concurso público, inclusive, para assistentes sociais e psicólogos nas escolas. Érica disse que, nos próximos dias, deveremos ter novidades quanto à instalação da Casa da Mulher Brasileira, e garantiu que a instalação do novo Restaurante Popular é uma pauta estratégica, mas que precisa de estudos, verbas, mas que é uma prioridade. Esperamos que o Governo trabalhe e se comprometa em assegurar esses projetos para a população sergipana”.
Compromisso
A secretária Érica Mitidieri agradeceu a visita e se comprometeu em desenvolver um trabalho pautado no diálogo. “Linda, saiba que o seu trabalho é muito importante e que aqui temos uma secretária que valoriza o respeito, diálogo e que entende o seu papel enquanto uma parlamentar que foi escolhida para fiscalizar e cobrar. O que depender de mim, estarei sempre à disposição de você e da sua equipe”, disse Érica.
Foto: Jéssica Graça