No último final de semana, a deputada estadual de Sergipe, Linda Brasil (Psol), esteve na cidade de Salvador para participar de uma homenagem e também conhecer de perto políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado voltadas à proteção, ao acolhimento e ao incentivo de pessoas LGBTQIA+.
Na sexta-feira, 01, Linda foi homenageada com o Troféu Cidadania e Direitos Humanos, uma honraria voltada para artistas, personalidades, entidades públicas e privadas que se destacaram por suas relevantes contribuições à diversidade cultural LGBTQIA+, promovendo a criação de climas favoráveis para o fortalecimento da democracia na Bahia e no Brasil.
“Sinto-me feliz em saber que o trabalho que desenvolvemos em Sergipe está sendo referência e reconhecido em outros estados, principalmente em um estado como a Bahia, que é palco de tantas lutas e resistências”, destacou a deputada.
Na visita à capital baiana, a parlamentar conheceu as instalações do Casarão da Diversidade da Bahia, um equipamento do Governo Estadual que promove e defende os direitos da população LGBTQIA+. O Centro oferta serviços como o acolhimento, orientação psicossocial e jurídica, encaminhamentos à rede de serviços diversos, como saúde e assistência social, e também atua na articulação com outras estruturas estaduais e municipais em questões de educação, qualificação e empregabilidade do público LGBTQIA+.
“É muito importante ter um governo democrático e sensível às pautas de grupos vulnerabilizados. São iniciativas como essas, com políticas públicas efetivas que vão garantir a nossa dignidade e os nossos direitos. Eu fiquei muito emocionada com tamanho amor e dedicação que são transmitidos desde os fundadores e gestores, até mesmo pelas trabalhadoras e trabalhadores e por todo o voluntariado dessa iniciativa inspiradora, que tem ajudado a acolher, proteger e até a salvar vidas LGBTQIA+”, pontuou.
Em Aracaju, Linda também é idealizadora e fundadora da ONG CasAmor Neide Silva, inspirada em iniciativas de casas de acolhimento pelo país como a Casa 1, em São Paulo, e a Casa Nem, no Rio de Janeiro. Desde 2017, a CasAmor acolhe e dá apoio às pessoas da comunidade LGBTQIA+ por meio de trabalhos voluntários realizados por diversos profissionais como psicólogos, arquitetos, designers, engenheiros, professores e jornalistas. O projeto além de acolher e hospedar provisoriamente as pessoas que não possuem apoio familiar, por causa da orientação sexual ou identidade de gênero, proporciona cursos e oficinas visando a inserção no mercado de trabalho.
Para a deputada, a partir do intercâmbio e das experiências vivenciadas em Salvador, será possível trazer para Sergipe exemplos de políticas públicas voltadas não apenas à comunidade LGBTQIA+, mas também às mulheres, à população negra, além de outros grupos vulnerabilizados.
“Reforço a importância de termos gestões democráticas e sensíveis às causas sociais. Estou trazendo para Sergipe todos os diálogos e aprendizados que tivemos. Muito importante esse intercâmbio e trocas, principalmente quando se trata de políticas públicas de reparação e garantias de direitos às populações que sempre foram violentadas”, reforçou Linda Brasil.
David Rodrigues