Durante a Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 04, o vereador Pastor Diego (PP) externou preocupação com a decisão do Governo Federal em adiar a compra de vacinas contra a dengue. A medida foi tomada com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e, por conta disso, nem tão cedo o imunizante chegará ao Sistema Único de Saúde (SUS).
“O Governo Federal negligencia vacinas e mortes por dengue preocupam. Não estou falando de Bolsonaro, este é o governo Lula, estou falando do PT. Veja que hipocrisia, que contradição e o paradoxo que estamos vivendo. Os casos de dengue não param de aumentar, já temos vacina e o Ministério da Saúde está de braços cruzados. Já existe vacina à disposição da humanidade, é um avanço da medicina, da ciência e o governo segue sem fazer nada. Posso dizer que são anti-vacina”, avaliou o parlamentar.
O imunizante é fabricado pelo laboratório japonês Takeda e foi aprovado pela Anvisa em março deste ano, porém ainda não foi incorporado à rede pública. Os gestores federais optaram por priorizar a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, que ainda não teve a pesquisa concluída e poderá ser disponibilizada pela Anvisa só em 2025.
“Caminhamos para recordes de casos e mortes. Vidas estão se perdendo porque a dengue segue se proliferando. Nem mesmo as campanhas educativas e a força-tarefa foram suficientes para conter os casos. Fica aqui o meu repúdio, o apelo para que o governo federal possa comprar vacinas. Porque nós temos vidas padecendo”, apelou Pastor Diego.
Emendas Impositivas
Na ocasião, o vereador voltou a advertir sobre o risco real de a Prefeitura de Aracaju postergar a aplicação das Emendas Impositivas. O parlamentar ressalta que a Casa Legislativa aprovou e encaminhou a destinação dos recursos em meados do ano de 2022, porém, o montante ainda não foi aplicado nem convertido em benefício para a população.
“Já começamos o segundo semestre, precisamos urgentemente de um cronograma para a aplicação das emendas. Os 24 vereadores aplicaram diversas, o meu receio é que não sobre tempo hábil de executar os recursos para os serviços e obras que a gente destinou. Então fica aqui o chamamento, o ‘feito a ordem’, para que o nosso presidente da câmara possa verificar junto à prefeitura a aplicação das emendas. Com programação, cronograma e prazos”, endossou.
Liberdade Religiosa
Ainda na tribuna, o Pastor Diego aproveitou a oportunidade para se posicionar publicamente contra a Fake News produzida contra o líder religioso e pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha. “O Twitter, em nosso país, está bombardeando a pregação do pastor André Valadão. Nós vivemos hoje um sistema que tenta de todas as formas contrariar, conspirar contra a moralidade, os princípios e valores cristãos”, considera.
E ainda completa: “Tiraram a palavra de contexto e incitaram que ele estaria promovendo violência contra homossexuais. Isso não é verdade, trata-se de fake News. A palavra dele foi de resgate, em nenhum momento ele provocou ódio ou preconceito. Ele fez um vídeo declarando que é a favor do amor e do respeito, porém, que não abre mão daquilo que nós cremos e está estabelecido como verdade na Palavra de Deus”, pontuou.