O Partido Democrático Trabalhista realizou, nesta quarta-feira, 3, a sua primeira reunião ampliada em Sergipe, encontro que marca o início de uma nova etapa de fortalecimento da sigla no estado. Conduzido pelo presidente estadual da legenda e ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o ato reuniu dirigentes municipais, pré-candidatos, vereadores e militantes de diversas regiões, consolidando a reorganização partidária e o alinhamento da sigla com os desafios do próximo período eleitoral.
Ao abrir a reunião, Edvaldo destacou que o PDT vive um momento de expansão e reafirmou o compromisso da legenda com suas bandeiras históricas. “Voltamos a reunir nossas lideranças para construir um projeto sólido, que dialogue com as necessidades do povo e que projete o futuro do estado. É um passo importante para preparar o partido para 2026”, afirmou.
Durante o encontro, Edvaldo também reafirmou a sua pré-candidatura ao Senado, recebendo o apoio de correligionários que defendem a presença do ex-prefeito de Aracaju na disputa por uma vaga no Congresso em 2026. “Minha pré-candidatura nasce da minha experiência, preparo e vontade de fazer mais por Sergipe e pelo Brasil. Fui prefeito quatro vezes, presidente da FNP, conheço a realidade das cidades e sei onde estão os caminhos para resolver os problemas da população. É na cidade que as pessoas moram, estudam, trabalham, procuram atendimento de saúde. Mas, infelizmente, os municípios recebem a menor parte dos recursos. Isso precisa mudar. No Senado, quero ser a voz para defender um novo pacto federativo, lutar por mais autonomia e recursos para os prefeitos, para que possam realizar as transformações que a população tanto precisa”, completou.
Apoios
O encontro também foi marcado por manifestações de apoio de lideranças presentes. A ex-deputada estadual Conceição Vieira destacou a mudança de cenário político em torno do nome de Edvaldo. “Meses atrás, havia um descaso no meio político com relação ao nome de Edvaldo Nogueira para o Senado. Hoje, vivemos uma outra história e isso é a força da sua gestão e do seu perfil, de quem tem compromisso com a política. Ele é municipalista por natureza e dará atenção real aos municípios em Brasília. Já vimos eleições onde candidatos tinham o mundo todo de prefeitos e não se elegeram, porque estavam com a política, mas não estavam com o povo. É essa certeza que temos. O povo fortalecerá o nome de Edvaldo Nogueira para ser um dos dois senadores de Sergipe”, salientou.
Da mesma forma, o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luiz Roberto Dantas, que foi candidato a prefeito de Aracaju pela sigla, reforçou o simbolismo da trajetória construída por Edvaldo. “A força da pré-candidatura de Edvaldo ao Senado não aparece do nada. Ela vem da história, do legado e do que ele construiu nos quatro mandatos em Aracaju. São 40 anos de vida pública, desde o tempo em que o PCdoB cabia dentro de um fusquinha. Edvaldo sempre esteve na linha de frente, trabalhando, acreditando em uma sociedade mais justa e igualitária. É essa trajetória que explica onde ele chegou”, frisou Luiz.
O prefeito de Japoatã, Careca da Samam, único gestor municipal eleito pelo PDT em Sergipe, também declarou apoio ao projeto. “Tenho o privilégio de ser o único prefeito eleito do estado pelo partido e tenho orgulho disso, pois foi o voto popular que me trouxe até aqui. Sou uma pessoa humilde, oriunda de uma família de classe baixa, mas que, graças a Deus, foi eleita em uma cidade com uma história centenária, alcançando 70% de aprovação popular. Continuo trabalhando e cuidando do povo, que reconhece isso. Tenho certeza de que Edvaldo também terá esse reconhecimento, pois foi cuidadoso com a população durante todo o período em que esteve na Prefeitura. A disputa será grande, mas vamos trabalhar muito e seguiremos unidos em torno desse projeto”, afirmou.
Encaminhamentos
A reunião também marcou o início da definição de estratégias internas do partido, incluindo ações nos municípios e discussão de pautas prioritárias para subsidiar as propostas do PDT em Sergipe. Edvaldo encerrou o encontro destacando que o PDT pretende fortalecer cada diretório municipal, aproximar a legenda da população e consolidar um projeto coerente com os desafios do estado e do país, reafirmando a tradição histórica do partido em defesa da democracia, da justiça social e do desenvolvimento sustentável.
Fotos: Ana Lícia Menezes



