Aconteceu na tarde desta terça-feira, 10, no auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe, mas uma edição do Fórum Itinerante Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe realizado pela Assembleia Legislativa; além da assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho e o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo (PSD), que classificou a parceria como um marco na história do estado.
“Essa cooperação assinada aqui na Universidade Federal de Sergipe é um ato histórico; traz benefícios para os sergipanos e mostra que a UFS tem acadêmicos e pessoas capazes de contribuir com o desenvolvimento do nosso estado em todos os setores da economia sergipana e principalmente na geração de emprego e renda. Aproveito para agradecer ao reitor em nome da Assembleia Legislativa”, ressalta o presidente Luciano Bispo.
Ele acrescentou que a Alese está de portas abertas para a universidade que além de proporcionar conhecimento aos alunos formando profissionais capacitados ao mercado de trabalho, beneficia a sociedade com uma gama de projetos de pesquisas e inovações reconhecidos mundialmente.
O reitor Valter Joviniano parabenizou o presidente Luciano Bispo pela coragem de auxiliar o estado na busca do desenvolvimento.
O reitor Valter Joviniano ressaltou a coragem do presidente da Alese
Valter Joviniano enfatizou que a solenidade foi muito importante para a instituição de ensino superior. “Para muitos pode soar estranho ter uma discussão de desenvolvimento do estado dentro de uma instituição que poderia ser vista simplesmente como formadora, mas a Universidade Federal de Sergipe é muito mais do que uma instituição que forma alunos, ela se preocupa com a transformação e transformar a vida das pessoas não é simplesmente formar bem, mas olhar ao redor e tentar com as ações de professores, servidores e alunos, promover algo diferente, que avance ou facilite as vidas das pessoas”, destaca informando que a UFS produz 90% da Ciência no estado de Sergipe e 75% das patentes e se o produtos não estiver a disposição da sociedade; do setor produtivo, não será possível completar o ciclo virtuoso.
“Nesse momento, a vinda do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe à nossa universidade para discutir o desenvolvimento é motivo de muito orgulho para a universidade e termos os nossos professores, servidores, dirigentes acompanhando a discussão e prontos para ajudar nesse desenvolvimento, também me deixa muito feliz. Caminharemos juntos para a melhoria do futuro do nosso estado. Esse Termo que nós assinamos vai qualificar muito as ações da nossa universidade pois teremos o auxílio da Assembleia para levarmos à sociedade tudo aquilo que nós estamos realizando, promovendo uma difusão do nosso conhecimento para o estado de Sergipe e para todo o Brasil. Vai facilitar na ponte do conhecimento produzido aqui e o setor produtivo, ajudando a resolver problemas nos municípios (nas diversas áreas) por meios dos nossos projetos de pesquisas e fazendo com que a universidade seja vista pela sociedade”, complementa o reitor.
Sobre o Termo de Cooperação assinado entre a Alese e a UFS, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana disse ter participado da solenidade com muita expectativa quanto aos benefícios que podem ser levados ao município. “A universidade tem o seu principal campus em São Cristóvão, então eu vim com a expectativa de como esse Termo de Cooperação poderá trazer benefícios para a nossa população”, diz.
Estreitamento de laços
O coordenador do Plano de Desenvolvimento de Sergipe, Marcelo Barberino falou sobre o retorno das apresentações do Fórum Itinerante, dessa vez, na casa do saber, destacando a necessidade da governança e do ecossistema fechado. “E hoje nós viemos com esse pacto entre a Universidade Federal de Sergipe e a Alese, que vai promover todas os estudos de pesquisa, os encontros acadêmicos, além da aproximar a Casa Legislativa com os treinamentos, os cursos e os aperfeiçoamentos que a universidade pode levar para a Assembleia também”, afirma.
Marcelo Barberino disse que o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe foi construído em parceria com a Fundação Dom Cabral, com base em alguns números que precisavam ser aprofundados.
“O Plano é um compêndio das potencialidades de Sergipe e dentro dele encontramos alguns recortes sobre essas potencialidades e os desafios para que haja a aceleração da economia sergipana. Ele foi construído através de uma sistemática, ouvindo mais de 70 atores do estado, inclusive a Universidade Federal contribuiu muito com a extração de dados e fomos nos debruçando para entender sobre as cadeias produtivas e quais eram os desafios em cada município para elaborar as sugestões. Visitamos o passado para entender a nossa economia, viemos para o presente para saber quais as grandes dificuldades e fomos para o futuro, de onde saíram as premissas para cada região”, explica ressaltando que o documento tem mais de 180 páginas e está disponível no site da Alese.
A diretora da Escola do Legislativo, Isabela Mazza e a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira assinaram como testemunhas
“Inicialmente o intuito é de promover as pesquisas que aqui são desenvolvidas e mostrar à sociedade sergipana não só na formação de recursos humanos, mas também como na resolução de problemas práticos e diários que a sociedade sergipana enfrenta. Esse Termo de Cooperação Técnica é um esboço maior que contempla não só a divulgação desses projetos e pesquisas desenvolvidos, mas também a capacitação técnica do pessoal da Assembleia; um encontro de diálogos e de conhecimentos entre as duas casas, muito importante para toda a sociedade sergipana”, observa lembrando um estudo feito por pesquisadores da UFS no município de Nossa Senhora da Glória quanto à produção de leite sem lactose.
Na solenidade, foram exibidos vídeos sobre o Plano de Desenvolvimento de Sergipe idealizado pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo e sobre as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal.
A mesa dos trabalhos foi composta pelo presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, o reitor da UFS, Valter Joviniano, o vice-reitor Rosalvo Ferreira, a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, a vice-prefeita da Aracaju, Katarina Feitosa, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana e o presidente da Câmara de Vereadores de São Cristóvão, Paulo Roberto de Santana Júnior.
Também participaram da solenidade, o diretor-geral da Alese, Roberto Bispo, o subsecretário da Mesa Diretora, Igor Albuquerque, o diretor de Comunicação, Irineu Fontes, a coordenadora da Agência de Notícias Alese, Clécia Carla Silva, o coordenador da TV Alese, Thiago Aragão (mestre de cerimônia no evento) e a assessora da Diretoria de Comunicação, Fernanda Queiroz, além de professores e servidores da UFS.