Após encerramento da votação de Projetos de Lei na manhã de hoje, 17, o presidente da Casa Legislativa, Luciano Bispo (MDB), abriu a tribuna virtual para pronunciamento dos parlamentares. Na oportunidade, o deputado Georgeo Passos (Cidadania) fez uso da palavra e avisou que protocolou requerimento de convite ao presidente do Consórcio Nordeste, o governador da Bahia, Rui Costa (PT), para prestar esclarecimentos sobre a compra de 300 respiradores hospitalares, no valor de R$ 48 milhões.
O deputado Georgeo Passos disse que Rui Costa deve explicações aos governadores do Consórcio Nordeste, do qual o Governo de Sergipe faz parte, sobre as ações do consórcio, e quanto a questão da compra dos respiradores. Georgeo ressaltou que a Assembleia Legislativa tem a obrigação de fiscalizar esse movimento, uma vez que os equipamentos até hoje não foram entregues à população dos estados que compõem a região Nordeste. E claro, Sergipe também que repassou o valor de R$ 4.947.535,80 para a realização da compra de 30 unidades de respiradores.
“Precisamos dessa resposta. A participação de Rui Costa como presidente do consórcio pode ser feita por meio de videoconferência, não precisa ser presencial, desde que ele preste contas ao estado de Sergipe sobre os aparelhos respiradores”, avisou, enfatizando que o Governo de Sergipe não tem participação alguma na questão dos respiradores.
Em aparte, o deputado Gilmar Carvalho (PSD) defende o Governo de Sergipe sobre a questão de envolvimento na possível fraude na transação de compras de aparelhos ventiladores. “Tenho absoluta certeza que o governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, não tem envolvimento com fraudes cometidas na compra desses respiradores. A Polícia Federal está atuando no caso, e logo teremos resultados”, disse. Para Gilmar, o erro de todos os governadores, como o de Sergipe, foi o de dar autonomia ao consórcio para as compras mediante licitações, deixando de fazer acompanhamento e fiscalização do processo.
O deputado Francisco Gualberto (PT) também se pronunciou, falou da lisura do governador de Sergipe, e defendeu a permanência de Sergipe do Consórcio Nordeste. “Como já foi dito aqui, o governador não tem qualquer culpa na participação dessa compra. Como nenhum outro governador tem culpa também. Empresa terceirizou a compra, e foi aí que houve a tramoia”.
Quanto ao Consórcio Nordeste, Gualberto defende que Sergipe não deve sair da composição, um pensamento avesso dos deputados Georgeo Passos e Gilmar Carvalho, que defendem a saída de Sergipe do Consórcio Nordeste.
O presidente da casa, Luciano Bispo disse que a Mesa Diretora apreciará o requerimento da participação de Rui Costa da Alese.
Fonte: Alese