O Senador Laércio Oliveira (PP-SE) participou, na manhã desta segunda-feira, 16, da apresentação e autorização da licitação das primeiras obras do programa ‘Aracaju Cidade do Futuro’, o maior pacote de investimentos da história da capital sergipana. O programa foi apresentado no auditório da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) pelo prefeito Edvaldo Nogueira, que também autorizou a licitação dos primeiros 11 projetos iniciais.
O programa é financiado pelo Novo Banco do Desenvolvimento e contará com um empréstimo de R$ 500 milhões de reais. O contrato foi assinado pela presidente da instituição financeira e ex-presidente da República, Dilma Rousseff, e pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na última quinta-feira, 12. Ao todo, serão realizadas 24 obras estruturantes que incluem saneamento básico, drenagem, pavimentação de ruas e restauração de vias urbanas.
Laércio Oliveira, que foi o relator do financiamento na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, destacou a competência da equipe técnica da Prefeitura de Aracaju. “Buscar um empréstimo junto a um organismo internacional requer, acima de tudo, conhecimento profundo. Os debates, as discussões e as exigências, são muito intensas. Essa iniciativa é a construção de um trabalho árduo e que precisou de um aprofundamento técnico para se chegar onde chegamos, além da somação de forças e inteligência que faz com que o estado e o município avancem”, disse.
O Senador também falou também sobre a unidade da bancada federal em torno do projeto. Ele lembrou do empenho de todos, do governador Fábio Mitidieri, dos deputados federais e senadores. “O governador esteve presente, manifestou seu apoio e não foi só no plenário do Senado Federal, mas também nas discussões na Comissão de Assuntos Econômicos, usando o seu bom relacionamento no Congresso Nacional para a aprovação do projeto”, lembrou.
“Foi a presença dos deputados federais, emprestando o seu relacionamento, e a somação de forças dos senadores de Sergipe, em favor da votação do projeto, que fez com que ele fosse aprovado por unanimidade. É muito importante que os assuntos de interesse do povo de Sergipe sejam abraçados por todos, porque isso denota, principalmente, maturidade política, inteligência política, e o reflexo é o crescimento da nossa cidade e do nosso estado”, concluiu.
Obras estruturantes
Integram o pacote de investimentos obras estruturantes como a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura do canal do Médici, a infraestrutura do canal da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo, a infraestrutura dos bairros Areia Branca e Mosqueiro, o saneamento integrado dos loteamentos Jardim dos Coqueiros, Costa Verde I e II, Estrada do Aloque e a recuperação dos corredores de transporte das avenidas Visconde de Maracaju e Maranhão.