Secretário de Obras e Serviços Públicos de Capela, Rodrigo Sobral acredita que o Município tem alcançado a prosperidade sob a gestão da prefeita Silvany Mamlak. Para ele, o próximo gestor precisa dar continuidade ao trabalho realizado até o momento.
Natural de Aracaju, Rodrigo Sobral é neto da capelense Miriam Figueiredo Cabral, que era neta do Major Félix da Mota Cabral, representante de uma família reconhecida por sua dedicação ao Município, e tem laços familiares com o saudoso Edélzio Vieira de Melo, político que marcou a história de Capela e de Sergipe.
Este ano, o secretário foi agraciado com o Título de Cidadão Capelense, uma honraria concedida em reconhecimento aos serviços prestados à cidade e ao seu histórico com a comunidade, onde reside e neste ano passou a ser eleitor.
Em entrevista ao Site Sergipe em Foco, Rodrigo Sobral destacou as ações desenvolvidas em Capela, a forte presença nas redes sociais e afirmou ainda que o seu futuro político está nas mãos do agrupamento liderado pela a prefeita Silvany, o deputado estadual Cristiano Cavalcante, o vice-prefeito Toninho Arimateia e os vereadores do agrupamento.
Sergipe em Foco: Em General Maynard, o senhor foi vice-prefeito e vereador por três mandatos. E por ser considerado um bom articulador, foi convidado pela prefeita Silvany Mamlak para assumir a Secretaria de Obras e Serviços Públicos de Capela. Como ocorreu esse convite?
Rodrigo Sobral: Acompanho o trabalho da prefeita Silvany Mamlak há muitos anos, uma gestora séria, comprometida, que mudou a vida do povo capelense e que vem transformando o Município de Capela. Recebi o convite, através do meu amigo-irmão Cristiano Cavalcante, uma pessoa que conheço e trabalhamos juntos, na atividade política, há mais de 10 anos. Fiquei muito honrado e preocupado para não decepcionar este casal que vem fazendo história na política do Estado de Sergipe. Eles são dois exemplos de pessoas perseverantes na atividade pública. Eu encarei o convite como um grande desafio, uma vez que viemos ocupar uma secretaria muito importante na gestão da prefeita Silvany. Estou na Secretaria de Obras, desde o ano de 2019, trabalhando diariamente, visitando os quatros cantos da Capela, desde o povoado Pau D’arco, que fica num ponto distante em relação à sede do Município. Neste período conheci muita gente, recebi o carinho e a atenção de um povo que tem como características a hospitalidade e o bem viver. Moro e vivo na cidade, tenho domicílio e sou eleitor deste município.
SF: A ida para Capela afetou de alguma maneira a relação com General?
RS: A minha história com General Maynard não vai se apagar, o que realizei ficará registrado. A minha família tem propriedade na região, temos raízes e laços profundos. Mantenho com o povo de General um carinho especial e muita gratidão por me conceder os três mandatos de vereador e de vice-prefeito. A minha gratidão é eterna! Este povo está guardado em meu coração.
SF: Quem acompanha as redes sociais da Prefeitura de Capela pode notar que o senhor está realizando uma série de ações importantes na pasta que administra. Poderia citar alguns dos serviços mais aguardados pela população que já foram entregues pela gestão? Há alguma obra para ser inaugurada nos próximos meses?
RS: É difícil enumerar as ações que vêm sendo empreendidas pela gestão da prefeita Silvany. O trabalho é intenso na cidade e nos povoados. Não há nenhuma localidade que não tenha a marca da gestão. A nossa prefeita sonha, idealiza e nós colocamos em prática, levando dignidade e qualidade de vida. Graças a Deus o nosso trabalho não é solitário, contamos sempre com homens e mulheres trabalhadoras neste processo de transformação do município de Capela. A nossa equipe na secretaria de Obras é muito talentosa, tem disposição e trabalha duro no dia a dia da cidade.
Para ilustrar a força do nosso trabalho, apenas nos últimos meses entregamos: calçamentos em ruas e avenidas na cidade e nos povoados; revitalização da rede elétrica, com luz de led; recuperação de praças; revitalização de pontes; recuperação das estradas vicinais, entre tantos projetos. E há muita coisa que está por vir! O trabalho não pode parar! O Programa “Avança Capela” é uma ação concreta para os próximos quatro anos. Estas ações acontecem por conta da credibilidade da prefeita Silvany e do deputado estadual Cristiano Cavalcante, que vem conseguindo estabelecer parcerias com as esferas estadual e federal, além dos investimentos com recursos próprios do município de Capela.
SF: Esse trabalho em Capela e a sua história com o município lhe rendeu um Título de Cidadania Capelense. Como foi receber essa honraria? Acredita que a responsabilidade com a população aumenta?
RS: O título de cidadão honorário de Capela, concedido por todos os vereadores, os da situação e da oposição, é um reconhecimento marcante na minha trajetória profissional. Não me envaidece, pelo contrário, serve de combustível para manter o meu compromisso com o povo capelense. Temos muita coisa para realizar nesta terra. O trabalho não pode parar. Ele deve prosseguir. Quero ressaltar que os meus laços familiares estão ligados intimamente com a Capela, pela parte da minha mãe, somos parentes da família Cabral, um ramo familiar muito importante no município.
SF: O senhor tem um perfil bem ativo nas redes sociais e, no mês de setembro, surgiu com o RODRIGO CAST, um podcast para falar sobre as atividades que tem desenvolvido na gestão municipal de Capela. Como nasceu essa ideia? A recepção da população tem sido positiva? Pretende dar continuidade ao projeto?
RS: As redes sociais fazem parte do cotidiano de muita gente. Utilizo as redes para dialogar com as pessoas de forma mais próxima. O Podcast é uma ferramenta descontraída para levar a minha mensagem e o resultado do meu trabalho à população e aos meus seguidores. Neste espaço me apresento com mais informalidade, com o objetivo de me aproximar cada vez mais das pessoas. Como diz o ditado, “quem não se comunica, se trumbica”. Pretendo manter este espaço e tenho como meta, apresentar algumas novidades. Vamos aguardar!
SF: Qual o futuro político de Rodrigo Sobral? Já tem um caminho que o senhor deve seguir em 2024?
RS: O meu futuro político está sendo discutido entre a prefeita Silvany, o deputado estadual Cristiano Cavalcante, o vice-prefeito Toninho Arimateia, os vereadores e o nosso agrupamento. Eu sou um soldado pronto para o bom combate. Estou firme para ocupar as trincheiras. Quero ser o soldado de um dos maiores agrupamentos da história política de Capela, sob o comando da prefeita Silvany, que vem provando que com trabalho, responsabilidade e compromisso, podemos fazer grandes coisas. A missão em cuidar das pessoas mudou a cara do Município e merece ter continuidade. Capela vive um momento de grandes oportunidades e o nosso agrupamento tem muito a oferecer. O trabalho deve continuar. E vamos fazer valer a confiança de cada cidadão capelense.
Da Redação do Sergipe em Foco