O deputado federal Rodrigo Valadares (União-SE) participou neste segunda-feira,21, do lançamento da Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar, uma iniciativa que visa impulsionar o desenvolvimento do esporte nas escolas do país. O evento acontece no Rio de Janeiro, onde está sendo sediado o Gymnasiade, o Campeonato Mundial do Desporto Escolar que conta com mais de 1400 estudantes-atletas, de até 15 anos, vindos de mais de 40 países.
“Formamos essa frente parlamentar com o objetivo de desenvolver o esporte escolar e buscar apoio, suporte e financiamento para sua expansão no país. Contamos com 204 assinaturas, representando mais de 30% do Congresso Nacional e mostrando o compromisso com o esporte escolar e com os nossos jovens”, declarou o deputado.
A iniciativa tem como foco central a promoção do esporte escolar, buscando tanto apoio quanto financiamento para o seu desenvolvimento. Valadares ressaltou a importância dessas ações para crianças e adolescentes, destacando que elas podem representar uma oportunidade de transformação de vida para muitos jovens. Tanto a International School Sport Federation (ISE) quanto a Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE) foram elogiadas por suas contribuições significativas nesse campo.
“Eventos como os realizados pela ISE, representado por Petrynka Laurent, e CBDE, representado por Antônio Hora, têm um nível de excelência alto, proporcionando contato com pessoas do mundo inteiro e transformando a vida dos jovens de maneira surpreendente e é exatamente essa experiência que queremos proporcionar a mais e mais estudantes do nosso país”, destacou Rodrigo, mencionando ainda a formação de um instituto em parceria com a CBDE para ampliar o alcance das ações.
A Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar é uma coalizão que reúne parlamentares de diversas orientações partidárias e setores da sociedade. Sua missão é impulsionar discussões, proposições e ações legislativas que contribuam para a melhoria do esporte escolar no Brasil. Com um olhar voltado para o aperfeiçoamento das políticas públicas nesse âmbito, a frente busca fortalecer o sistema nacional de esporte por meio de debate e articulação política. Seus membros incluem deputados federais e senadores, representantes das três esferas do poder e setores diretamente envolvidos no esporte escolar.
A estrutura da Frente do Desporto Escolar é baseada na participação ativa dos membros, que contarão com uma secretaria-executiva, comissões temáticas e grupos de trabalho. A atuação desses parlamentares concentra-se em identificar as demandas e desafios do setor, propondo medidas que promovam avanços expressivos e colaborando com o poder executivo e judiciário.
Entre os parlamentares proponentes, além de Rodrigo Valadares, estão presentes nomes como David Soares, Julio Cesar (Secretário de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal), Pedro Paulo, Marcelo Crivella e Luiz Lima, este último também atuando como Presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Com a criação da Frente Parlamentar Mista do Desporto Escolar, a expectativa é que o esporte nas escolas do Brasil ganhe um novo impulso, beneficiando crianças, adolescentes e toda a sociedade.