O senador Rogério Carvalho (PT/SE) comentou, nesta quinta-feira, 23, sobre as principais ações que serão executadas no Senado Federal neste retorno das atividades. As informações foram passadas durante entrevista à Rádio Liberdade FM, de Aracaju, e incluíram detalhes sobre o diálogo que Carvalho tem mantido com o presidente Lula.

Segundo o senador dos sergipanos, uma das prioridades é “estabelecer uma política de preços dos combustíveis para que a gente possa viver sem o fantasma de uma inflação provocada pelo aumento de preços de commodities”. “O cenário que temos no Senado, apesar de não ser muito ‘folgado’, nos permite aprovar emendas constitucionais e outros projetos de interesse do governo”, revelou.

Por essa razão, ele acredita que os projetos que beneficiam o povo e que, consequentemente, contribuam com o desenvolvimento do país, não terão grandes dificuldades para serem aprovados, principalmente porque “a população está mais atenta aos seus interesses e cobra ações”.

“Em certos momentos, a oposição não terá como votar contra o povo brasileiro, até porque a população está mais atenta. Com isso, creio que vamos conseguir aprovar aquilo que é necessário para cumprir as promessas de campanha do presidente Lula”, destacou.

Expectativas

Dentro das discussões, o senador Rogério Carvalho explicou que há uma série de expectativas para algumas discussões importantes. “A expectativa é que as discussões sobre a Reforma Tributária fluam para que o Brasil possa contar com a nova forma de cobrança de impostos, com mais justiça e menos peso para as famílias mais pobres do nosso país, já a partir de 2024”, adiantou.

“E isso também engloba o projeto de lei de Responsabilidade Sanitária, que será uma renovação do ponto de vista do funcionamento do SUS. Com isso, será possível saber quanto foi gasto com cada paciente e se o dinheiro que cada cidade recebe para saúde está sendo aplicado corretamente”, complementou.

Desenvolvimento de Sergipe

Rogério Carvalho também ressaltou que seu trabalho à frente da 1ª Secretaria do Senado resultará em ações que vão contribuir com o desenvolvimento de Sergipe e contou que tem mantido diálogo constante com o presidente Lula neste sentido. “Antes do carnaval pedi uma reunião com o presidente da Petrobras pra gente discutir as plataformas, a construção de novas unidades de produção de fertilizantes, a retomada do projeto carnalita, construção do novo terminal de gás em Japaratuba”, detalhou.

Carvalho ainda lembrou que, no final do ano de 2022, foi um dos principais defensores e articuladores da aprovação da PEC 32/2022, chamada popularmente como PEC da Transição, acrescentando, graças a ela, será possível a “conclusão da obra na BR-101, o pagamento do Bolsa Família, a retomada do Minha Casa Minha Vida e toda retomada do Brasil”.

“Em Sergipe, o atual governador Fábio Mitidieri, então deputado federal, e o deputado federal Gustinho Ribeiro votaram contra a PEC da Transição para deixar o governo federal sem ter como garantir iniciativas”, ressaltou.

Fazer oposição faz parte da democracia

Ainda durante a entrevista, o senador Rogério Carvalho destacou a importância de sua posição em relação ao atual governador de Sergipe, sugerindo que a imprensa lembre-se que “fazer oposição faz parte da democracia”. “A gente precisa do espaço da imprensa para manifestar a posição contrária ao governo estadual”, afirmou.

“Mas aqui em Sergipe a gente tem tido dificuldade e parece que todos fazem parte da comunicação oficial do governo. Isso é muito ruim para a democracia”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Foto: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação