Em entrevista, parlamentar destacou as principais pautas que estão em discussão no cenário político nacional e de Sergipe
Na noite desta quinta-feira, 05, o senador Rogério Carvalho (PT/SE) concedeu entrevista ao radialista Jailton Santana no Jornal da Rio FM 2ª Edição, e abordou uma série de temas fundamentais para o futuro de Sergipe, como a retomada das atividades da Petrobras no estado, a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Brasil e a PEC das Praias. Além disso, o senador destacou a importância da união entre os parlamentares sergipanos para viabilizar projetos estratégicos e gerar impactos positivos para a economia local e o bem-estar da população.
A primeira questão discutida foi o retorno da Petrobras a Sergipe, e a retomada da operação da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN) no estado, onde ele destacou os avanços significativos nas discussões internas da Petrobras, com uma sinalização positiva para a retomada das operações no sistema misto, em parceria com a Unigel, ressaltando que essa iniciativa é fundamental para o crescimento da economia sergipana e para a geração de emprego. “Estamos muito próximos da volta da Petrobras em Sergipe. Esse não é um projeto de um parlamentar, mas de todos os sergipanos. O movimento ‘Volta Petrobras’ tem mobilizado toda a população, e o retorno da estatal significará a criação de mais de 30 mil empregos diretos e indiretos. Além disso, vai impulsionar a nossa economia com a construção do gasoduto de alto-mar e a produção de petróleo e gás”, afirmou Rogério.
Sobre o setor de fertilizantes, o senador reforçou a importância da retomada da Petrobras neste segmento, afirmando que, com isso, não haverá mais interrupções na operação da FAFEN em Sergipe. “A volta da Petrobras ao setor de fertilizantes vai garantir a continuidade da operação da FAFEN em Sergipe, sem as interrupções que tivemos no passado, disse.
Em relação ao projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), que envolve a exploração de petróleo e gás nas águas profundas do estado, Carvalho explicou que um impasse relacionado a um projeto de lei foi resolvido com a retirada de um capítulo do Programa de Aceleração da Transição Energética (PATEM). Com isso, a licitação para a contratação das plataformas FPSOs seguiu adiante. "A Petrobras já iniciou o processo de licitação para contratar duas plataformas FPSOs, e a produção de petróleo e gás aqui em Sergipe deve começar até 2029 ou 2030. Vamos continuar trabalhando para garantir que a Petrobras volte a ganhar força em nosso estado", completou.
**Unidade e desenvolvimento de Sergipe**
Outro ponto abordado durante a entrevista foi a reunião da bancada de Sergipe com o governador Fábio Mitidieri, onde foram discutidos recursos para várias áreas prioritárias, como saúde, habitação, agropecuária, infraestrutura e educação. “Tivemos uma reunião bastante tranquila e harmoniosa. Cumprimento todos os colegas parlamentares pela forma cordial com que construímos o entendimento, sem grandes dificuldades”, afirmou Rogério. Durante o encontro, foram definidos recursos para a realização de obras como a rodovia da Giboia, os campi da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a Orla de Aracaju e a recuperação de obras paralisadas. “Todos os parlamentares se colocaram à disposição para ajudar e espero que esse trabalho coletivo continue prosperando em prol de Sergipe”, reafirmou Rogério.
*Regulamentação da Inteligência Artificial e a PEC das Praias*
Além dos temas referentes ao estado, o senador Rogério Carvalho também abordou questões nacionais de grande importância, como a regulamentação da Inteligência Artificial (IA) no Brasil. Em sua fala, o parlamentar explicou a necessidade de um regime de urgência para a regulamentação da IA, com foco na integridade da informação utilizada por sistemas críticos. “A regulamentação da IA precisa garantir a integridade da informação, que será a base para a construção desses sistemas de inteligência, essenciais para o nosso futuro digital", destacou.
Rogério também expressou sua preocupação com a segurança de crianças e adolescentes nas redes sociais, destacando que “praticamente, a cada três pessoas nas redes sociais, uma é criança ou adolescente. Esperamos que a regulamentação seja concluída no início de 2025, com o objetivo de alinhar o Brasil às regulamentações internacionais e garantir um setor de IA seguro e ético”, ponderou.
Por fim, o senador comentou sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) 03/2022, a conhecida "PEC das Praias", que visa regulamentar o acesso e uso de terrenos da União em áreas litorâneas. Rogério afirmou que sua principal preocupação é garantir que as praias não sejam privatizadas indiscriminadamente. “Estamos trabalhando com o relator da PEC para garantir que ela seja aprovada com ajustes. A minha proposta é isentar a taxa de laudêmio para quem já paga há anos por uma unidade habitacional e utiliza o terreno de forma legítima. Todo mundo tem que ter acesso à praia, com regras que garantam a segurança nacional e a preservação ambiental. A praia é de todos”, concluiu.
Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Daniel Gomes/Assessoria de Comunicação