O senador e pré-candidato a governador Rogério Carvalho (PT) se solidarizou com os professores da rede estadual de Sergipe, que nesta terça-feira, dia 10, iniciaram uma paralisação de três dias contra a política do atual governo de Sergipe que negligencia a carreira do magistério.

Para ele, é inconcebível o descaso e a falta de diálogo do atual governo com os profissionais da educação, além da precariedade no ensino que tem sido ofertado aos alunos, alvo de protesto de estudantes de várias escolas.

“Temos compromisso com uma educação eficiente que valorize os professores e ofereça um ensino de qualidade aos nossos alunos. Com essa carestia, com os preços lá em cima, não é justo que os professores sofram com o desconto de 14% de suas aposentadorias”, diz Rogério.

Na manhã de hoje, os professores e professoras da ativa e aposentados realizaram um ato em frente ao Palácio de Despachos, em Aracaju, cobrando a retomada da carreira para os professores e o fim do desconto que vem sendo feito aos aposentados.

O pré-candidato ao governo de Sergipe também declarou apoio à luta dos professores da rede municipal de Aracaju, que também, nesta terça-feira, realizaram ato em frente à Câmara de Vereadores da capital, para acompanhar a votação prevista do reajuste salarial da categoria.

Os professores cobram que o município pague o reajuste do piso nacional do magistério, mas a proposta enviada pelo prefeito foi de apenas 5% de reajuste linear, excluindo os aposentados e alguns professores da ativa.

Rogério Carvalho lembra que foi no governo Lula que foi sancionada a lei que criou o piso salarial nacional para os professores, primeira legislação que trouxe dignidade e valorização da carreira para essa categoria tão importante.

“O povo pobre vai voltar a ser prioridade com escolas de verdade. Os professores têm razão por repudiar a hipocrisia. A nossa parceria com Lula vai reposicionar a educação em Sergipe”, afirma Rogério.

Por Edjane Oliveira