O relatório do senador Laércio Oliveira (PP-SE) que assegura o empréstimo de R$ 500 milhões para a prefeitura de Aracaju foi aprovado nesta terça-feira (15) pelo Plenário do Senado. Os recursos vão financiar o projeto “Aracaju Cidade do Futuro”, que representa o maior pacote de investimentos da história da cidade. Entre as obras programadas estão a dragagem do rio Poxim, a infraestrutura dos canais do Médici e da Zona de Expansão, a ampliação do canal da avenida Anízio Azevedo e a recuperação das avenidas Tancredo Neves, Visconde de Maracaju e Maranhão.

Durante a discussão, o senador sergipano agradeceu aos colegas parlamentares pela agilidade na votação da PRS 83/2023 e explicou que as obras programadas vão melhorar a qualidade de vida da população ao permitir a inclusão social e o desenvolvimento de Aracaju.

“O programa vai melhorar o espaço urbano e as condições socioambientais com ações de saneamento e de mobilidade, impactando de forma positiva na saúde e na segurança da população. Ele tem o objetivo de reduzir em 22% os pontos de alagamentos e em 30% as áreas de inundação do município, ampliar em 5% a extensão da Rede de Esgotamento Sanitário e recuperar e pavimentar em torno de 40 quilômetros de vias”, disse. 

Ao lado do governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, e do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, que vieram à Brasília para acompanhar a votação, Laércio lembrou que vinha monitorando o empréstimo junto ao Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), o chamado Banco dos Brics. O senador   cumprimentou o prefeito e a sua equipe por trabalharem “arduamente” no projeto. 

“Hoje é um dia superfeliz para Sergipe, especialmente para Aracaju. A comissão estava cheia e os senadores aprovaram por unanimidade. Isso significa dias melhores para todos os aracajuanos e sergipanos. Como relator, estou muito feliz por mais este momento que a política me proporcionou”, celebrou Laércio.

*Dia histórico*

O prefeito Edvaldo Nogueira também agradeceu a mobilização feita pelo senador Laércio Oliveira para garantir a votação do empréstimo na Comissão de Assuntos Econômicos e no Plenário.  “Foi um dia histórico, um grande avanço. E o senador Laércio foi fundamental para a aprovação deste empréstimo para Aracaju. Os recursos vão transformar nossa cidade e projetar nossa capital para o futuro. No total, serão beneficiadas mais de 20 obras de saneamento básico, proteção contra enchentes, pavimentação e recuperação de vias. As intervenções vão levar conforto e felicidade para as pessoas”, afirmou Edvaldo. 

Em plenário, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) elogiou o empenho   de Laércio na aprovação da proposta. 
“Parabéns, senador Laércio, pelo trabalho de gestão para que este empréstimo fosse rapidamente apresentado, apreciado e aprovado. É muito importante a chegada destes recursos para Aracaju. São obras estruturantes desenhadas pelo prefeito e vemos a demonstração verdadeira de que política de verdade se faz de mãos dadas, defendendo o povo e tudo o que interessa ao nosso Estado”, disse.  

Também está incluída no projeto “Aracaju Cidade do Futuro” a urbanização dos bairros Areia Branca e Mosqueiro e dos loteamentos Costa Verde I e II, Recanto da Jaqueira, Porto do Gringo e Copacabana.

Foto: Agência Senado