O senador Laércio Oliveira (PP-SE) é o mais novo cidadão de Olinda-PE. O parlamentar recebeu a honraria nesta quinta-feira, 19 de outubro, em uma solenidade repleta de emoção que lotou o auditório do Centro de Convenções de Pernambuco. A proposta foi do vereador Felipe Nascimento (Solidariedade) e teve aprovação unânime de todos os demais parlamentares.
O motivo da honraria é porque o senador morou na cidade dos nove aos 18 anos de idade. Em seu discurso, Laércio rememorou os anos que viveu em Olinda, a vida difícil ao lado dos seus pais e irmãos no Bairro Rio Doce. Desde cedo, observando o exemplo da sua irmã mais velha, ele buscou ter o seu próprio dinheiro para ajudar no sustento da família. Laércio lembrou do período que trabalhou na feira, transportando verduras no carrinho de mão, entre outros momentos marcantes.
Ele também lembrou quando aos 14 anos de idade pediu para sua mãe para lhe inscrever em um curso de datilografia. Sem condições financeiras, ela precisou vendeu “geladinho” para poder pagar o curso. Nesse mesmo ano, ele teve a sua carteira de trabalho assinada. “Fui ofice boy, escriturário, continuei estudando e conclui o curso de contabilidade. Eu vivi todos esses momentos, dos nove aos 18 anos, nesse recanto do meu país, que é Olinda. Mesmo diante de todas essas dificuldades, eu fui extremamente feliz aqui”, disse Laércio.
O senador também fez questão de agradecer ao deputado federal Augusto Coutinho e ao vereador Felipe Nascimento pela homenagem. “Vocês não têm ideia da minha emoção e da importância desse momento aqui na minha vida. A todas as autoridades de Pernambuco e de Sergipe que se encontraram aqui, minha família, aos meus amigos, àqueles que trabalham comigo, eu quero carinhosamente agradecer a todos”, comentou.
Em um dos momentos mais emocionantes do dia, Laércio lembrou de duas pessoas bastante especiais em sua vida que não estão mais entre nós: sua filha Mariana Moura, falecida em 2012, e sua mãe, Severina dos Santos Oliveira - Dona Inês - que descansou a pouco mais de um mês. “Eu recebi uma ligação informando que ela [sua mãe] estava muito mal, eu estava em Singapura, e tive que voltar. Foi um voo muito difícil”, lembra. “E Mariana, se aqui estivesse, certamente seria a pessoa mais alegre e mais comunicativa entre os presentes. Para nós, ela vive até hoje”, disse Laércio bastante emocionado.
Reconhecimento
Durante a sua fala, o vereador Felipe Nascimento, autor do projeto, destacou a história de Laércio e a sua capacidade de gerar emprego e renda. Ele lembrou a trajetória do parlamentar, desde a sua saída do Bairro Rio Doce, até a chegada a Aracaju e o início da sua trajetória como empresário de sucesso e político vitorioso no estado de Sergipe.
“Para mim é um dia de extrema felicidade e um motivo de muito orgulho, saber que um senador saiu do meu bairro, aos 18 anos de idade, levado o nome de Olinda para todo o Brasil, se transformou em um empresário bem sucedido, gerando mais de 5 mil empregos. Pode ter certeza que o senhor é um orgulho para todos nós”, falou o vereador.
O prefeito de Olinda, Lupércio Carlos do Nascimento, disse que o título de cidadania entregue a Laércio foi um momento que ficou marcado na sua vida. “O que me chamou muita atenção é o fato que o Senador não esqueceu a sua raiz. É muito importante quando uma pessoa, esteja aonde estiver, não esqueça das suas origens. Quando ele começou a contar a sua história, emocionou todo mundo e me emocionou também. Confesso que foi um título de cidadão diferenciado, onde o senador pôde externar toda a sua emoção, a sua história desde criança. Eu quero parabenizar Laércio e toda a sua família”, destacou o prefeito.
O deputado federal Augusto Coutinho, que sugeriu a homenagem a Laércio Oliveira, disse que o título é um reconhecimento de Olinda. “Aqui, ele viveu um momento muito difícil da sua vida, de muita luta, e chegou a Senador da República do Brasil, isso nos orgulha bastante. Esse é o reconhecimento da cidade e do estado de Pernambuco desse filho ilustre que hoje representa o Brasil no Senado Federal”, disse.
De volta ao passado
Durante a sua passagem por Olinda, Laércio também visitou, juntamente com sua esposa, Adelaide Moura, filhos e demais familiares, o Bairro Rio Doce onde cresceu ao lado dos pais e irmãos, e reencontrou amigos e ex-vizinhos. Todos fizeram questão de lembrar os momentos felizes vivenciados ao lado de Laércio, do seu pai, destacando a sua integridade e visão empreendedora desde cedo
O vereador Severino Barbosa, conhecido como “Biai”, que morou no mesmo bairro que Laércio, falou sobre a homenagem. “A emoção para nós foi muito grande, em alguns momentos meus olhos encheram de lágrimas. Nós estamos aqui com um amigo contemporâneo, na presença de outros amigos, e nós nos sentimos felizes em aprovar o título de cidadão para Laércio por unanimidade, que eu conheço desde criança, quando ele chegou em Rio Doce, foi bom demais para Olinda, para Pernambuco, porque eu não podia deixar de prestar essa justa homenagem”, pontuou.
Presenças
Também participaram da solenidade o deputado federal, ex-ministro da Educação e ex-governador de Pernambuco, atual, Mendonça Filho; os deputados federais Paulo Azi-BA; Eduardo da Fonte e Lula da Fonte-PE; o secretário de Estado da Casa Civil, Jorge Araújo Filho, representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri; o deputado estadual Luciano Pimentel, representando o presidente da Assembleia Legislativa, Jefferson Andrade; o Secretário de Meio Ambiente, Alan Lemos, representando o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; os presidente da Sergás, José Matos, e da Codise, Ronaldo Botelho; vereadores e ex-vereadores de Olinda; secretários, empresários e moradores da cidade.