Um grupo de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS) procurou a vereadora Sheyla Galba, nesta quarta-feira (3), para solicitar apoio na mediação do impasse que causou a suspensão do transporte escolar. A demanda dos estudantes foi apresentada pela parlamentar do União Brasil durante o Grande Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Na tribuna, Sheyla Galba explicou que apenas os estudantes residentes em Aracaju estão com o serviço de transporte comprometido desde que as aulas foram retomadas este ano, afetando não apenas a locomoção deles como também expondo suas vidas a uma situação de risco.
“São mais de 80 alunos do ensino integrado, subsequente e Ensino Médio que estão sem transporte escolar. Alguns deles conseguem ir por conta própria, mas o campus fica numa região mais isolada de São Cristóvão, há apenas uma linha de transporte coletivo e os alunos são obrigados a ficar esperando o ônibus numa área sem abrigo e sem qualquer segurança”, relatou a vereadora após se reunir com os jovens.
Embora o IFS seja gerido pelo governo federal, diversos outros municípios sergipanos ofertam o serviço de transporte como contrapartida, a exemplo da Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro. Sheyla Galba buscou dialogar com o secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, mas recebeu uma resposta negativa.
“O secretário Ricardo Abreu me informou que a pasta não possui contrato para prestação desse serviço que seria de responsabilidade do Estado. Mas eu quero apelar à sensibilidade dos nossos gestores para que cheguem a um consenso e encontrem uma solução definitiva porque os alunos precisam ter as condições mínimas de acesso aos estudos”, afirmou Galba.
Em seu pronunciamento, a vereadora mediou o agendamento de uma reunião entre os estudantes e a Comissão de Transportes da Câmara Municipal e se comprometeu a acompanhar a situação até que seja resolvida.
Foto: Gilton Rosas/CMA
Comunicação Sheyla Galba