A vereadora Sheyla Galba (UB) cobrou na sessão desta terça-feira (4) a contratação de farmacêuticos para as unidades básicas de saúde de Aracaju. Na tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), ela apresentou os relatos que recebeu de pacientes ao visitar alguns postos de saúde da zona norte da capital sergipana esta semana, evidenciando a necessidade de melhorias no protocolo de liberação dos medicamentos na rede municipal. 

Sheyla destacou que a população não pode ser prejudicada pela falta de profissionais nos postos de saúde da sua localidade. “Vocês viram o caso de dona Giovania que precisa se deslocar da Cidade Nova até o 18 do Forte para pegar o seu medicamento controlado e, para completar, ele está em falta há dois meses. É preciso rever essa questão e entender a importância dos farmacêuticos nas unidades porque a população não tem condições de pagar pelo remédio e, às vezes, nem de pegar a condução para conseguir retirar em outra unidade”, afirmou.

Além do baixo número de profissionais para atender a demanda da população, Galba também chamou atenção para a necessidade de manutenção adequada dos estoques de medicamentos. “Sertralina, Gliclazida, Levotiroxina e, pasmem, até sulfato ferroso estão em falta nas unidades de saúde de Aracaju. Então, nossos gestores precisam resolver isso com urgência porque quem está sofrendo na pele é o povo”, disse a vereadora.