A vereadora Sheyla Galba (União) voltou a cobrar a aquisição dos aparelhos de climatização do Hospital do Câncer governador Marcelo Déda, durante a sessão desta terça-feira (17) da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A parlamentar explicou que a compra dos equipamentos ainda não foi feita pela ausência de uma liberação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). JCDC
“Eu acompanho essa obra mês a mês, tijolo por tijolo que está sendo colocado, mas desde setembro de 2023, ou seja, há um ano o governo deixou de comprar os aparelhos de climatização. Isso impactou no ritmo da obra que não deve mais ser entregue em novembro de 2024 como previsto. Por isso, quero apelar novamente à PGE que autorize a compra dos aparelhos de climatização porque com a construtora está tudo ok”, detalhou Sheyla Galba.
A estimativa mais recente do Instituto Nacional de Câncer (INCA) aponta o surgimento de 6.450 novos casos de câncer em Sergipe por ano, sendo o de mama e de próstata os que têm maior incidência na população. A vereadora ressaltou que cerca de 40% desses casos são estimados para a capital sergipana.
“Como paciente oncológica, sei da importância desse hospital para as pessoas que precisam de um tratamento de qualidade. Ele é a esperança de cura para as pessoas que lutam contra o câncer em Sergipe, mas que infelizmente está sendo adiada pela ausência de celeridade nesse processo de compra dos aparelhos de climatização”, lamentou Galba.
Atualmente, o Estado dispõe de três Unidades de Alta Complexidade com serviços voltados à Atenção Oncológica: Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Hospital de Cirurgia e Hospital Universitário de Aracaju (HU). Com a nova unidade, a Rede de Atenção Oncológica (Unacons) passará por um reordenamento.