O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) cassou, nesta quinta-feira (28), o mandato do deputado federal José Valdevan de Jesus Santos, conhecido como Valdevan 90, por fraudes na prestação de contas da campanha. A decisão atendo a ação do Ministério Público Eleitoral. Da decisão, cabe recurso.
A decisão foi unânime e além dele, também foram condenadas outras três pessoas envolvidas no esquema fraudulento. Valdevan 90 fica inelegível por oitos anos, assim como os outros três condenados.
A relatora da ação, desembargadora Iolanda Guimarães, destacou que a quebra de sigilo bancário evidenciou que recursos não declarados transitaram por contas bancárias antes e depois das eleições.
Através de nota, Valdevan disse que embora a justiça eleitoral sergipana tenha decidido pela cassação do mandato ele afirma que recebeu a notícia com tranquilidade e respeito, mas que existem recursos cabíveis, os quais serão protocolizados pela sua equipe jurídica.
O advogado Evaldo Campos que atua na defesa do deputado Valdevan Noventa e de seus assessores afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.
G1SE