Celebrado em 12 de maio, o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia foi destacado pelo vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), que é o propositor do Projeto de Lei 61/2023, que reconhece a pessoa com fibromialgia como pessoa com deficiência no âmbito do município de Aracaju. O PL foi aprovado em dezembro de 2023 na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) .
"A fibromialgia ainda desperta muitas dúvidas em nossa sociedade. Estamos falando sobre uma síndrome que, por vezes, impossibilita uma rotina para quem tem o diagnóstico. A fibromialgia afeta o sistema musculoesquelético causando dor crônica e generalizada, sendo acompanhada, na maioria das vezes, por falta de sono, cansaço, distúrbios do humor, além de também poder desenvolver a ansiedade e a depressão. É neste contexto que as políticas públicas devem entrar em ação, uma vez que o tratamento já foi regulamentado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)", explicou Byron.
Com a aprovação do PL em Aracaju, a pessoa com diagnóstico de fibromialgia passa ter os direitos assegurados enquanto pessoa com deficiência. "Nosso objetivo é oportunizar mais qualidade de vida para essas pessoas que, por vezes, sofrem tantos preconceitos, bem como têm seus sintomas questionados, colocados em dúvida. A partir deste reconhecimento e acolhimento, podemos viabilizar mais entendimento sobre o assunto, além das alternativas de tratamento, as quais exigem dedicação integral, sendo essencial a aplicação de direitos e benefícios, mas também é preciso reforçar que esses mesmos pacientes buscam reabilitação, com formas de se manter ativos e produtivos em nossa sociedade", pontuou Byron.
O parlamentar ainda complementou: " é essencial que sejamos multiplicadores de informação. Atualmente, infelizmente, é cada vez mais comum alguém próximo a nós ter o diagnóstico de fibromialgia. E isso não deve ser tabu, pois são diversos os impactos negativos que esta condição traz para a vida do paciente e, até, de seus familiares".