O vereador por Aracaju, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), visitou a Secretaria Municipal da Educação (SEMED), para reunião acerca das ações do município para além da Educação Especial .

Na ocasião, junto à secretária Edna Amorim , o parlamentar pôde conhecer um pouco mais sobre o planejamento em andamento para a Primeira Infância no município , além da necessidade de concursos públicos e atual situação das contratações via Processo Seletivo Simplificado.

"Há algum tempo já desejava ter esse diálogo com a secretária Edna e, sem dúvidas, estamos a tempo de falarmos sobre a atuação nos primeiros meses deste ano , bem como o que devemos priorizar e como podemos nos somar para 2026. Minha preocupação, neste momento, tem sido a Educação Especial, pois temos visto a alta demanda, e o final do ano já exige estratégias para as matrículas. Fico satisfeito ao ver a atenção que a gestão da prefeita Emília Corrêa tem demonstrado para o ambiente escolar com inclusão e equidade", declarou Sargento Byron também em conversa com a coordenadora da Educação Especial de Aracaju, Rosahyarah Alves Gouveia.


Dentre as ações da administração municipal,  a continuidade das atividades das salas de Recursos Multifatoriais nas escolas tem sido referência para a procura de vagas na rede, mas, também, na cobrança de um ensino cada vez mais especializado e adaptado. "Sabemos o quanto esses profissionais se dedicam a capacitações, este é outro assunto que acredito ser essencial para o Poder Legislativo, buscarmos que as universidades ampliem sua grande curricular, pois é preciso acompanhar a demanda. Hoje, mais de 2.300 crianças têm laudo médico, é preciso avançar a cada dia na Educação Especial ", explicou Byron.

Byron ainda destacou que foi surpreendido com informações acerca do Plano Municipal pela Primeira Infância, o qual representantes da Semed pontuaram que será encaminhado para a Câmara Municipal de Aracaju: "garanto que este plano será recebido com total atenção por todos os vereadores. Sabemos da urgência da ampliação de creches e de investimentos para o cuidado com esta fase que compreende os primeiros meses de vida do bebê até os seis anos de idade; fase de grande importância para o desenvolvimento emocional, físico, cognitivo e social da criança. E, nesta mesma fase, muitas mães precisam abrir mão da vida profissional pela falta de suporte e rede de apoio, por exemplo", pontuou.

A secretária Edna Amorim reforçou o compromisso da pasta e agradeceu a disponibilidade e procura do parlamentar: "agradeço ao vereador Sargento Byron pela visita e pelo diálogo tão rico em vivências e ponderações. A Educação é uma pasta que precisa de apoio e de muitas mãos para suas realizações. Que possamos dar continuidade a tudo que tem dado tão certo , como também que possamos melhorar tudo o que ainda é preciso", concluiu.