O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE) realiza nesta sexta-feira, 25, a diplomação dos novos vereadores de Aracaju Elber Batalha Filho (PSB) e Zezinho do Bugio (PSD). Eles irão substituir Fábio Meireles e Sávio de Vardo da Lotérica, ambos do PSC, cassados porque o partido cometeu fraude na cota de candidaturas femininas nas eleições de 2020.
Após o reprocessamento, o sistema eleitoral apontou o nome de Elber Andrade Batalhade Goes, eleito por média, com 2.225 votos; e Norberto Alves Júnior (Zezinho do Bugio) eleito por média, com 2.627 votos. Além deles, também serão diplomados os suplentes Rubinho R9 (PSB) e Bigode do Santa Maria (PSD). As posses dos novos vereadores ocorrerão na próxima terça-feira, 29.
Decisão do TSE
Em 15 de agosto de 2023, o TSE indeferiu, por unanimidade, o pedido de adiamento do julgamento e deu provimento aos recursos especiais para anular – por fraude à cota de gênero – os votos recebidos pelo Partido Social Cristão (PSC) nas Eleições 2020 para o cargo de vereador em Aracaju/SE. A decisão do relator do caso, ministro Benedito Gonçalves, gerou a necessidade de recálculo dos quocientes eleitoral e partidário.
A decisão declarou a inelegibilidade de quatro candidatas e determinou a imediata execução do acórdão. A decisão do TSE determinou o imediato afastamento de Fábio Meireles de Oliveira e de José Sávio Gois Silva, eleitos pelo PSC.