Com a agenda legislativa fortalecida e foco na aprovação de projetos de impacto social, a deputada federal Yandra Moura (União) chega a 2026 ampliando sua atuação no Congresso Nacional. A parlamentar já contabiliza quatro projetos aprovados pela Câmara dos Deputados, com medidas que garantem direitos às mulheres na saúde, ampliam oportunidades para o primeiro emprego de jovens, asseguram validade permanente a laudos médicos de pessoas com TEA e deficiência não transitória e oferecem suporte a municípios afetados pela queda nos repasses do FPM.

Deputada pelo União Brasil em Sergipe, Yandra se prepara para mais um ciclo legislativo com um perfil consolidado entre os parlamentares de maior influência do Congresso Nacional. A atuação é marcada por produtividade elevada e pela ocupação de funções estratégicas, o que a insere no centro das decisões políticas da Câmara dos Deputados.

O desempenho foi reconhecido pelo Índice de Influência Parlamentar, que a posicionou como a oitava deputada federal mais influente da Casa. No ranking geral, aparece na 63ª colocação entre os 513 parlamentares, sendo a única representante do Nordeste entre os dez primeiros nomes. Ao longo do mandato, a deputada apresentou 73 proposições legislativas, com foco em áreas sensíveis ao cotidiano da população.

A projeção política também é resultado da ascensão a cargos relevantes. Yandra preside a Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e atuou como coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política, espaços estratégicos no debate sobre desigualdades regionais e participação feminina na política.

Em 2025, foi oficializada como vice-líder do União Progressista, maior bloco partidário da Câmara dos Deputados, que reúne 275 parlamentares. A função ampliou sua participação na articulação política e no encaminhamento de pautas prioritárias no plenário.

A atuação da deputada extrapolou o cenário nacional. Ela é membro titular da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul e integrou a delegação do Brasil em agendas internacionais, como a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, em Dubai, e as Sessões da Comissão sobre a Situação das Mulheres, na sede da ONU, em Nova Iorque.

Com a experiência acumulada, Yandra afirma que o desenvolvimento dos municípios seguirá como eixo central do mandato. “Como deputada municipalista, as minhas pautas prioritárias continuam sendo o desenvolvimento das nossas cidades, visando conseguir recursos e ações que reduzam as desigualdades entre as regiões do país”, afirmou.

A defesa dos direitos das mulheres permanece como outro pilar da atuação parlamentar. “O fortalecimento da mulher em todas as áreas é prioridade permanente do meu mandato, desde a presença feminina na política e em espaços de poder até o enfrentamento das violências que as mulheres sofrem, como a violência doméstica, o feminicídio e a violência política”, disse.

A combinação de projetos aprovados, posições estratégicas e uma agenda definida para 2026 posiciona Yandra Moura como um dos nomes em evidência no Congresso Nacional no próximo ciclo de debates e votações em Brasília.

Assessoria de Imprensa