A deputada Yandra Moura, vice-líder do União Brasil na Câmara dos Deputados e coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política, foi classificada em um universo de 513 deputados federais como uma parlamentar cinco estrelas pelo Índice Legisla Brasil. Yandra está entre os 40 deputados federais, apenas 7,8% do total, que receberam cinco estrelas.

O levantamento monitorou a produtividade dos parlamentares quanto à sua produção legislativa, à capacidade de mobilização política na Casa, ao alinhamento com as propostas de seus partidos e à fiscalização do poder público, entre outros critérios.

Vale destacar que Yandra Moura tem um trabalho já reconhecido por suas proposições. Até o fechamento desta matéria, ela tinha apresentado mais de 450 proposições e mais de 24 Projetos de Lei, dois deles aprovados em Plenário, em menos de quatro meses na Câmara. Além disso, tem atuação positiva na Secretaria da Mulher como coordenadora-geral do Observatório Nacional da Mulher na Política e é uma das representantes brasileiras no Parlamento do Mercosul.

"Um mandato propositivo deve apresentar e executar com afinco as atividades legislativas e faço questão, junto com minha equipe técnica, de buscar propostas que verdadeiramente promovam avanços reais na sociedade", explicou Yandra Moura ao completar "ainda este ano apresentarei projetos inovadores em termos de políticas públicas."

Do União Brasil, foram classificados os deputados Alfredo Nascimento (AL), Kim Kataguiri (SP) e Yandra Moura (SE). Yandra obteve nota máxima (10) nas categorias: Protagonismo e Emendas de Medidas Provisórias. Calculadas as médias dos quatro índices, ela obteve 6.6 quanto à sua produção legislativa, acima da média nacional (4.5); já sobre a categoria fiscalização, ela obteve a média de 4.3, novamente acima da média nacional (2.0). Finalizando o ranking, no âmbito de mobilização, Yandra obteve 5.7, enquanto a nacional foi 5.3 e no alinhamento partidário, ela registrou a mesma média nacional (8.0).

O Legislativa Brasil é uma entidade da sociedade civil, não vinculada a nenhum partido, que se dedica a promover métodos eficazes e representativos em cargos políticos e agrupações, contribuindo para o fortalecimento da democracia. Há seis anos, essa ONG se dedica a aprimorar a atuação de políticos, com foco na elaboração de estratégias para seus escritórios e na prestação de serviços de consultoria especializada. Além disso, também se empenha em otimizar a administração de partidos políticos e divulga o Índice Legislativo, uma ferramenta que avalia a qualidade do desempenho dos deputados federais.

Assessoria de Comunicação