A deputada federal Yandra Moura voltou de sua participação na COP28, trazendo consigo ideias inovadoras existentes em diversas cidades do mundo e que podem ser adaptadas, obedecendo a realidade de Aracaju e de outras cidades sergipanas.

A COP 28 aconteceu em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e discutiu formas para enfrentar as alterações climáticas de forma eficaz. A parlamentar ressaltou ainda a necessidade de ações rápidas, com o objetivo de reduzir as emissões, uma das medidas ligadas diretamente à saúde pública.

Durante a conferência, Yandra Moura ressaltou que as cidades desempenham um papel importante na corrida climática, sendo necessário um financiamento substancial, tanto público quanto privado, para apoiar aquelas que implementam ações efetivas para reduzir as emissões. A deputada falou da importância de os líderes municipais e prefeitos destacarem estratégias e ideias específicas para suas cidades, visando a adaptação e a prosperidade em meio às mudanças climáticas.

A deputada destacou ainda que pode observar modelos de sucesso relacionados ao comércio, finanças, transporte e turismo. “Dubai possui uma infraestrutura moderna, é possível ver como tudo foi planejado, e é através desta organização e planejamento que pretendemos adaptar os modelos para a realidade de nossas cidades, em especial para Aracaju”.

Com um olhar voltado para o futuro, a deputada lembrou que a COP30, uma edição histórica, acontecerá no Brasil. Segundo ela, o evento representará uma oportunidade significativa para líderes municipais, prefeitos e representantes brasileiros apresentarem soluções concretas e inovadoras para enfrentar os desafios climáticos em suas regiões.