O Ministério da Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (MAPA) concedeu o Título de Reconhecimento de Equivalência ao Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), aderindo o estado ao Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi). A entrega do certificado foi feita pela ministra Tereza Cristina nesta sexta-feira, 25, em Poço Redondo, sertão sergipano.

Com ações efetivas e resultados de defesa da agricultura sergipana, o deputado estadual Zezinho Sobral (Pode) comemora essa que é, para ele, a vitória de todos os produtores sergipanos. “O SISBI é fantástico para quem produz em Sergipe, para a agricultura familiar, para a agroindústria, para todos que produzem e tem a licença da Emdagro, que é certificada pelo Ministério da Agricultura. Quem tem a liberação da Emdagro pode começar a comercializar os seus produtos em todo o Nordeste e em todo o Brasil”, celebrou o parlamentar, que destaca a publicação no Diário Oficial da União, da portaria 549 de 24 de março de 2022, que reconhece o SISBI para Sergipe e que coloca os produtores no cenário do mercado consumidor nacional.

“É um mercado consumidor gigantesco que se abre. Esse é o resultado de uma grande luta. Parabenizo todos os técnicos da Emdagro e Secretaria da Agricultura por todos os esforços. A Emdagro conseguiu apresentar os requisitos necessários, a Assembleia Legislativa contribuiu nos avanços do Projeto de Lei e, hoje, Sergipe celebra o grande salto para o fortalecimento da agricultura, do pequeno, médio e grande produtor”, pontuou.

Em setembro de 2021 foi sancionada a lei que instituiu o Serviço de Inspeção Agroindustrial, Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal do Estado de Sergipe (SIE/SE). O selo garante a preservação da saúde pública, assegura a integridade dos produtos de origem animal, por meio do novo serviço, para adequar e atualizar a normatização, possibilitando que os produtos de origem local possam ser comercializados em âmbito nacional.

Para o secretário da Agricultura, Zeca da Silva, a certificação de Sergipe ao SISBI fará diferença na vida dos sergipanos que produzem e quem expandir. “A adesão ao SISBI dá ao produtor sergipano a possibilidade de comercializar em âmbito nacional, garantindo a eficácia e a segurança alimentar. Zezinho Sobral fez parte desse processo desde o início. Assim que o projeto entrou na Alese, ele ampliou o diálogo com os deputados, defendeu a causa e contribuiu para que a votação fosse a favor. Ele fez o encaminhamento, o acompanhamento de tudo, dialogou bastante com a Emdagro, Seagri e com os produtores”, destacou o secretário.