O governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Fundação Estadual de Saúde (Funesa), nesta semana leva a Brigada Itinerante de Combate à Dengue a Neópolis, onde ficará por uma semana, de segunda à sexta-feira, 10 a 14. Já no município Santana do São Francisco, os trabalhos serão realizados na sexta-feira (14).
O trabalho da Brigada é educativo, no sentido de orientar a população sobre os cuidados domésticos para prevenir a presença do mosquito nos domicílios, bem como eliminar os criadouros encontrados nas residências. Assim, a cada criadouro identificado, a aplicação do larvicida pelo agente é a providência que vai eliminá-lo.
A gerente do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, destaca que governo do Estado não tem medido esforços no combate à dengue e demais arboviroses. Ela ainda disse que é importante que nesse período de altas temperaturas e chuvas esporádicas de verão, gestores e cidadãos tenham consciência de quais são os riscos reais da propagação do mosquito.
“A presença do vetor sinaliza possíveis casos de dengue ou de chikungunya, então é importante que todos estejam atentos. Que gestores coloquem seus agentes nas ruas para o trabalho de rotina ou de intensificação e que a população se engaje no combate, observando aqueles locais onde o mosquito gosta de estar colocando seus ovos”, orientou.
ASN