A campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) encerra nesta sexta-feira, 30. De acordo com os dados levantados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sergipe  está com 68,42% da população infantil vacinada, ou seja, até o momento 91.525 crianças, com idade de um ano a menor de 5 anos receberam as gotinhas que protegem contra a doença.  A população estimada  é  de 133.760 crianças.

Embora Sergipe esteja acima do percentual nacional e regional, que alcançaram respectivamente, 54,21% e 61,72% do  público vacinado, a meta de cobertura vacinal do estado não foi alcançada, pois o ideal seria imunizar  95% do público-alvo.

A gerente de imunização da SES, Sândala Teles, destacou que o ato de vacinar é de responsabilidade dos municípios e ressaltou que a SES tem feito o possível para auxiliar os gestores durante toda a campanha.

“Cada gestor é responsável em vacinar os seus munícipes e o papel do estado é capacitar, orientar e distribuir os imunobiológicos para que a campanha se concretize da melhor maneira. A SES tem entrado em contato constantemente com os municípios com baixa cobertura nesta reta final da campanha, solicitando maior empenho, orientamos que tentem fazer a busca dos não-vacinados, avancem para a zona rural para vacinar a criança que está lá, trabalhar junto ao agente comunitário de saúde, pois, ele percorre o território e sabe onde estão as crianças. É importante verificar o cartão de vacinação e, caso essa criança não tenha sido vacinada, fazer o encaminhamento para a unidade de saúde. Os dados que temos são repassados para que possam visualizar a situação atual de cada um deles”, explanou

Multivacinação

A multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos, iniciada com a Campanha Nacional da Poliomielite, também encerra nesta sexta-feira.