O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), unidade vinculada à Fundação de Saúde Parreiras Horta FSPH), recebeu o Certificado de Proficiência da Controllab, referente ao ano de 2020, para exames de Baciloscopia destinados a confirmação e tratamento da tuberculose. O documento confirma excelência nos resultados apresentados pelo serviço.
A avaliação para controle de qualidade da bacicloscopia consiste em quatro rodadas trimestrais com amostras cegas para releitura de lâminas em microscópio óptico e imagens virtuais para testar a qualidade e efetividade das equipes que trabalham com o diagnóstico laboratorial.
“Tão importante quanto a confirmação dos resultados alcançados pela equipe de diagnóstico no Controle de Qualidade externo é a satisfação e a certeza de que estamos no caminho certo, em atender aos usuários do SUS com qualidade e a consciência de que devemos priorizar a manutenção dessa qualidade nos serviços laboratoriais”, destacou o biomédico Lucyano Renovato, gerente de Microbiologia do Lacen.
Com o advento da pandemia da Covid-19, para atender ao Ofício Conjunto n°. 1/2020/CGLAB/DAEVS/SVS/MS, desde abril de 2020, o Lacen implantou a metodologia de PCR (Reação em Cadeia de Polimerase) para o diagnóstico da tuberculose, através do GeneXpert, um equipamento de alta sensibilidade e especificidade, que tem como principal benefício a redução de resultados falso negativos e ainda indica se o paciente tem resistência a antibiótico utilizado no tratamento da doença.
Rede de laboratórios
O superintendente do LACEN, Cliomar Alves, salientou que além de exames confirmatórios da tuberculose o órgão é responsável pelas capacitações da rede laboratorial no Estado. “Esses treinamento tem como objetivo descentralizar o diagnóstico da tuberculose para ofertar um tratamento mais ágil e eficaz”, conclui.
Baciloscopia
É um exame microscópico, realizado para o diagnóstico e controle da tuberculose, uma doença infectocontagiosa causada pelo “bacilo de Koch”. Seu contágio ocorre por meio das secreções respiratórias de paciente infectado para pessoa saudável.