Um balanço de cinco anos da gestão atual do Hospital Cirurgia foi apresentado na Audiência Pública de autoria do vereador Elber Batalha (PSB) nesta segunda-feira, 6, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Entre as novidades, foi anunciada a renovação de mais um ano de intervenção para administração do local, por meio de mais uma decisão judicial.
Na ocasião, inicialmente, dados foram mostrados pela direção com notícias antigas que passavam a realidade de até uma possível ameaça de fechar as portas da entidade filantrópica, porém privada, além de outros problemas como a suspensão de operações, máquinas quebradas, contas de água e luz vencidas há mais de 20 anos, dívidas de impostos, não realização de exames, salários de funcionários atrasados e outros.
Elber Batalha visitou pessoalmente o local recentemente para conferir as alterações que estão sendo feitas desde 2018, ano que a intervenção começou. Para ele, a transformação ocorreu de forma extraordinária. “Foi um belíssimo trabalho desempenhado por essa equipe técnica que administrou o hospital. A intervenção está acabando e obteve êxito com um trabalho brilhante por grandes profissionais de saúde e de administração, por isso deve, com certeza, ser renovada. O Cirurgia volta agora a ser uma referência no tratamento de saúde. Constatei, in loco, a eficiência e sucesso”, declarou o parlamentar.
Márcia Guimarães, interventora judicial do Cirurgia, destacou, em seu discurso, as mudanças feitas até agora. “Houve uma qualificação dos leitos, dobrando a UTI, aumentando em termos de produção nesses cinco anos, sendo mais de 270% a nossa produção hospitalar e mais de 1000% a ambulatorial. Isso tudo é assistência para a população e melhora da estrutura, além de pagamentos em dia. A melhoria é visível hoje e recorrente de elogios na ouvidoria aos funcionários e atendimentos”, explicou.
Rilton Morais, diretor técnico do hospital, ressaltou que o Cirurgia é responsável por 59% das cirurgias de alta complexidade de Sergipe e agora anda para o processo de volta dos transplantes. “Já começamos a habilitação e estamos começando a ampliação de salas cirúrgicas. Nós teremos, no início de 2024, 12 salas cirúrgicas para conseguir fazer transplantes de rins e fígado. Logo, depois, voltaremos ainda aos cardíacos, já que no hospital foi feito o primeiro dessa área no Norte e Nordeste”, falou.
Carolina D´Ávila Melo Brugni, defensora pública e diretora do núcleo de saúde, fez questão de parabenizar os resultados apresentados. "Quero parabenizar, primeiro, o vereador Elber pela autoria dessa audiência. E principalmente a gestão do Cirurgia pelos dados atuais e todas as melhorias".
O vereador Ricardo Marques compareceu à audiência e elogiou a oportunidade, além de ressaltar diretamente o trabalho de Dr Rilton e Márcia. “Se no hospital Cirurgia aconteceu isso, acredito que pode acontecer em outros do nosso estado. Quem sabe Márcia e Rilton podem chegar ao HUSE para contribuir em outros hospitais também? Será muito bom para todos nós do estado de Sergipe”, comentou.
Cicero do Santa Maria, que é vereador e também funcionário do hospital, relatou emocionado a dificuldade vivida há muitos anos. “Por muitas vezes, eu chorei vendo funcionários passando fome sem receber os seus salários. Foi ali que eu conheci o amor deles pela sua profissão, mesmo na greve sem esquecer as suas responsabilidades. Até a hora da vitória, como agora com o Hospital Cirurgia , parecendo particular. Isso não seria possível sem a diretoria atual e que é boa para todo o nosso povo”, disse.
No fim da audiência, foi anunciada a renovação da intervenção por mais um ano por meio do Ministério Público do Estado de Sergipe (MPS/SE). A decisão saiu na manhã desta segunda, dando mais um tempo, agora para a transição da gestão.