Um balanço divulgado pelo  Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), mostra que no primeiro semestre deste ano, a unidade realizou 483 cirurgias oncológicas, e julho apresentou um crescimento de 146% em relação a janeiro. As estratégias e ações que visam ofertar um tratamento oncológico digno e de qualidade apresentam um grande crescimento quantitativo e qualitativo, mesmo durante a pandemia.
 
No mês de janeiro foram contabilizados 30 procedimentos, e em julho deste ano chegaram a 74 cirurgias de alta complexidade. Os resultados estão conectados ao planejamento de gestão, como a  entrega de 10 leitos de internamento exclusivos para a cirurgia oncológica no Huse, que ocorreu para atender o aumento na realização de procedimentos cirúrgicos oncológicos. A entrega da Ala 500 está proporcionando uma estadia confortável e segura aos pacientes e acompanhantes, oferecendo qualidade e humanização durante o tratamento, no pré e pós-procedimento cirúrgico.

Conforme a superintendente do hospital de urgências, Adriana Meneses, a reestruturação das cirurgias oncológicas no Huse passa também pela ampliação de 50% no quadro de profissionais. “Com o apoio do governo do estado, o hospital ampliou a escala médica,  que passa agora  a contar com 6 médicos cirurgiões, dentre eles a cirurgia plástica, especialidade responsável pela reconstrução de deformidades ocasionadas pelo tratamento de neoplasias, como mulheres que retiraram a mama e passam pelo processo de reconstrução mamária com o implante de próteses de silicone”, disse.

Dentro do espectro da oncologia, algumas especificidades no tratamento foram as mais abordadas no hospital, dentre elas, cirurgia de cabeça e pescoço, ortopedia e cirurgia plástica.