Quando o assunto é saúde, os pais estão sempre atentos para avaliar o melhor para seus filhos. No Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), as crianças contam com o acompanhamento contínuo pediátrico e com o atendimento endocrinopediatra. Atualmente, centenas de crianças estão sendo acompanhadas pela equipe multidisciplinar do Centro de Endocrinologia e Diabetes do Instituto.
A endocrinologista pediátrica, Elenilde Gomes Santos, é a consultora desse serviço no Ipesaúde e conta como funciona o atendimento ao público infanto-juvenil. “Para esse atendimento específico estão envolvidos diretamente três endocrinologistas pediátricos que atendem nos ambulatórios de: acolhimento, endocrinopediatria e diabetes tipo 1. Temos uma grande demanda no Instituto com uma prevalência muito grande em casos de obesidade, sobrepeso e distúrbios da puberdade. Estamos mapeando esses perfis e envolvendo toda equipe multidisciplinar e prestando um serviço de excelência”, garantiu Elenilde.
Há um ano e meio a pequena Luana Costa Lima, 9 anos, é atendida pelo endocrinologista pediátrico Saulo Emanuel Sandes. A mãe de Luana, Tatiane Costa Carneiro, disse que procurou pelo atendimento por achar que a filha tinha puberdade precoce, mas após os exames e avaliação clínica a hipótese foi descartada. “A minha filha é acompanhada pelo Dr. Saulo, um excelente profissional, e a cada quatro meses a gente vem pra consulta, e nós estamos satisfeitas com o atendimento ofertado a nossa família pelo Centro de Diabetes”, destacou Tatiane.
O endócrino pediatra Saulo Emanuel Sandes explica que as patologias atendidas no Ipesaude são muito comuns e que a demanda é grande. “Com a reformulação chegaram outros profissionais e agora em 2023 otimizamos o serviço que ficou ainda melhor. Dentro da endocrinologia hoje em dia a linha mais tecnológica nos últimos anos é a parte do cuidado do diabetes e nós temos profissionais muito bem treinados e atualizados nesta área. A gente tem uma equipe muito bem capacitada, uma equipe multidisciplinar composta por endocrinologistas, nutricionistas, enfermeiros, para dar todo suporte”, afirma Saulo.