No último sábado, 13, a campanha de vacinação contra a influenza ganhou um reforço. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou o Dia D da vacinação. A iniciativa, que também contemplou vacinas de rotina, teve como objetivo ampliar a cobertura vacinal e conscientizar sobre a importância da imunização para a proteção da saúde. Ao longo do dia, foram aplicadas 1.977 doses, entre influenza e outras vacinas.
Das 7h30 às 12h30, dez Unidades de Saúde da Família (USFs) os shoppings Jardins, RioMar e Aracaju Parque Shopping ofertaram as doses dos imunizantes à população. De acordo com o secretário municipal da Saúde, João Vitor Burgos, é preciso que o público alvo da campanha continue buscando essa prevenção.
"Promovemos o Dia D para ampliarmos a cobertura vacinal, convocando todos que fazem parte do grupo prioritário, principalmente pelo período de sazonalidade que estamos, no qual há uma maior incidência de casos de síndromes respiratórias, que podem acometer crianças e idosos, por exemplo", salientou João Vitor.
População consciente
Uma das primeiras a chegar na USF Celso Daniel, no bairro Santa Maria, foi a dona de casa, Maria Edileuza. Aos 50 anos de idade, e com algumas comorbidades, ela fez questão de receber a vacina. "Sou cardíaca e hipertensa, por isso não abro mão de me cuidar. A vacina é importante, pois o vírus está aí e não queremos ficar doentes", disse.
A aposentada Vera Lúcia, 72 anos, conta que sempre participa das campanhas e se sente mais tranquila. "Para mim, é uma dádiva ser vacinada e ficar protegida. Toda vez que tiver, eu venho e não abro mão de ficar em paz com minha saúde", enfatizou.
O morador do bairro Aeroporto, Gilton dos Santos, 54 anos, também destacou a necessidade de manter o cartão de vacina atualizado. "A idade vai chegando e o que temos que fazer é nos cuidar cada vez mais. Estar vacinado faz a diferença. Vou tomar a vacina da gripe e atualizar meu cartão com outras doses", contou.
Quem também compareceu e levou os filhos foi a dona de casa Gleice Paula, com o pequeno Winderson Gabriel, 3 anos, e Kesyla, 5 anos, todos vacinados contra a influenza. "Fiquei sabendo do Dia D e trouxe eles para vacinar. Nós, mães e pais, temos que ficar sempre atentos, pois a vacina é um modo de proteger contra vários vírus e doenças", pontuou.
Pontos de vacinação
Além da vacina contra a influenza, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza todas as doses do calendário nacional de imunização nas 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings da capital, além de realizar outras ações para incentivar a população, como explica a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro.
"Quem não conseguiu comparecer no Dia D pode buscar as nossas unidades e os três shoppings da capital. A gente reforça que a campanha contra a influenza continua e contamos com a adesão da população. As doses de rotina também estão disponíveis", explica Larissa.
A coordenadora frisa, ainda, que, para se vacinar, basta apresentar documento de identificação com foto, cartão de vacina e, no caso dos grupos prioritários, documento comprobatório. Caso haja alguma dúvida sobre as doses recomendadas, as equipes avaliam o cartão e orientam a respeito.