A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove neste sábado, 10 de maio, o Dia D de Vacinação contra a Influenza, com foco direto na proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis. A ação garante o acesso à imunização, reduz os riscos de complicações da gripe e contribui para salvar vidas.
A vacina estará disponível das 7h30 às 12h30 em oito Unidades de Saúde da Família (USFs), estrategicamente distribuídas por todas as regiões da cidade, além de um ponto extra em formato drive-thru, na sede da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, na Avenida Tancredo Neves, 4190.
A iniciativa beneficia diretamente crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos a partir de 60 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua. Além de trabalhadores da saúde, professores, integrantes das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores do transporte coletivo e portuário, profissionais dos Correios, população privada de liberdade e adolescentes sob medidas socioeducativas.
A gerente técnica do Programa de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, orienta que quem ainda não se vacinou aproveite o Dia D para se proteger. “A gripe não deve ser subestimada. A vacinação é uma medida essencial para prevenir casos graves, internações e mortes. A vacina é segura, eficaz e está amplamente disponível”, ressaltou.
Locais de vacinação:
- USF Augusto Franco (Conjunto Augusto Franco);
- USF Osvaldo Leite (Bairro Santa Maria);
- USF Dona Sinhazinha (Bairro Grageru);
- USF Manoel de Souza (Conjunto Sol Nascente);
- USF Cândida Alves (Bairro Santo Antônio);
- USF Francisco Fonseca (Bairro 18 do Forte);
- USF José Machado (Bairro Santos Dumont);
- USF Dr. José Calumby (Bairro Jardim Centenário);
- Drive-thru: Sede da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde (Av. Tancredo Neves, 4190 – Ponto Novo).
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que todas as pessoas pertencentes aos grupos prioritários compareçam aos pontos de vacinação neste sábado. “A imunização é rápida, segura e gratuita. Ao se vacinar, o cidadão se protege e contribui para reduzir a circulação do vírus na cidade, ajudando a preservar vidas e fortalecer a saúde coletiva”, enfatizou Larissa.
Por Ascom/SMS