A enfermeira Sônia Aparecida Damásio, de 48 anos, entrou para a história de Sergipe ao ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 no Estado. O ponta pé inicial da campanha de imunização em Sergipe ocorreu no Hospital de Urgências Governador João Alves Filho, onde ela atua há 14 anos na UTI II Covid-19.
Segundo ela, que teve a doença em julho de 2020, todos devem se vacinar. "A vacina é muito importante, com ela nós vamos poder retornar a nossa vida normal. "Desde o início da pandemia eu tive contato com pacientes infectados com a Covid-19. Acho que todos devem se vacinar, a gente sabe que nesse momento é preciso respeitar os grupos prioritários, mas assim que ela estiver disponível a minha orientação é que se vacinem", disse Sônia.
A solenidade que marcou o início da campanha no Estado e contou com diversas autoridades, como o governador do Estado, Belivaldo Chagas, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, o superiintendente do Huse, Walter Pinehri, e o deputado federal Rogério Carvalho.
O Estado de Sergipe recebeu, na noite desta segunda-feira, 18, pouco mais de 48 mil doses da vacina Coronavac, enviadas pelo Ministério de Saúde, para a 1º fase da campanha de vacinação contra a Covid-19.
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) pretende imunizar 23.272 pessoas, em duas doses. Estão nesta faixa prioritária os profissionais de saúde (22.760), idosos de 60 anos ou mais institucionalizados (240), pessoas com deficiência institucionalizadas (22) e indígenas aldeados (250).