Especialista desmistifica opiniões populares  

O exame de raio-X, ou radiografia, é de suma importância para a medicina. Por meio dele, é possível diagnosticar diversas patologias. Porém, devido ao uso da radiação, muitas pessoas acreditam que o procedimento pode ser prejudicial à saúde e têm receio de
 realizá-lo. A professora do curso de Radiologia da UNINASSAU Aracaju, Larissa Sthefane, desmistifica opiniões populares e fala da importância desse exame.

Qual a sua importância para a saúde?   

A radiação X está presente em vários exames, como raios X, mamografia, densitometria óssea e tomografia computadorizada (TC). Sendo assim, é importante para diagnóstico de massas, nódulos, calcificações e fraturas.   

“Uma curiosidade é que a ressonância magnética (RM) não possui a radiação X. Essa modalidade utiliza eletromagnetismo”, esclarece Larissa.  

A radiação prejudica a saúde do paciente?   

Para a realização dos exames radiográficos, é utilizado um princípio de que o benefício deve ser maior que o risco. Logo, quando um médico solicita uma TC ele observa que o diagnóstico de nódulo, massas ou até mesmo um câncer será maior que a exposição à radiação. 

Porém, ele não é indicado em caso de gravidez. “É importante a certeza da não gestação, pois a radiação X pode mutar ou não células. Como o desenvolvimento fetal ocorre rapidamente, a probabilidade dela causar danos é maior”, finaliza.