Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, a Força Nacional do SUS está em Sergipe para ministrar capacitação sobre resposta rápida a Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV), evento que acontecerá desta quarta-feira, 31, a sexta-feira, 02, no Hotel Delmar e Kartódromo de Aracaju. Do curso, que oferece 250 vagas, participarão gestores e trabalhadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), da Rede SUS que atuam nas portas de urgência e profissionais de saúde da rede privada, bem como equipes das Forças de Segurança, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, órgãos de trânsito e Energisa.

O curso será composto de parte teórica e prática, com a simulação de um grande incidente envolvendo múltiplas vítimas, tendo como palco o kartódromo de Aracaju, segundo informou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Jalcira Izidro, acrescentando que o objetivo do curso é o de fortalecer a atuação do setor saúde de forma articulada com os demais atores estratégicos na resposta a eventos envolvendo múltiplas vítimas.

As teorias irão abordar temas como Organização do Setor Saúde para Resposta a IMV, Sistemas de Comando e Controle, Avaliação de Cena e Magnitude do IMV, Comunicação em Cena em IMV, Preparo e Qualificação para a Resposta, regulação em IMV, preparo Intra Hospitalar em IMV, Cuidados com a Saúde Mental do profissional após IMV, entre outros.

De acordo com Jalcira Izidro, a Força Nacional do SUS vem realizando a capacitação nos Estados brasileiros e em Sergipe é grande a expectativa com relação aos resultados. “Os benefícios serão enormes para a sociedade, uma vez que os profissionais melhor capacitados e atuando de forma articulada com os diversos atores, poderão dar uma resposta mais rápida e mais qualificada em uma situação de IMV ”, enfatizou.