Gestores do Hospital Jessé de Andrade Fontes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), e do Hospital Amparo de Maria (Hram), reuniram-se na última segunda- feira, 18, na sede do Regional de Estância, com o objetivo de alinhar os novos fluxos da pediatria, bem como para discutir outros assuntos relevantes como a realização de tomografias e ultrassonografias.
De acordo com a superintendente do Hospital Regional de Estância, Luara Carvalho Araújo, a unidade realiza o atendimento pediátrico no Pronto-Socorro, mas quando há a necessidade de internação, as crianças devem ser transferidas para o Hram, que é o Hospital referência, e conforme contrato firmado com a SES. Assim, desde a última terça-feira, 19, o Hospital Amparo de Maria voltou a receber esses pacientes.
“Nos últimos meses as crianças estavam ficando na nossa unidade porque o Hram não estava recebendo e na reunião foi possível alinhar o perfil desses pacientes e como será o fluxo via Núcleo Interno de Regulação (NIR). Então, o Sistema Interfederativo de Garantia de Acesso Universal (Sigau) fará a solicitação de vaga após o preenchimento, pelo médico, do Documento Único de Solicitação de Vaga (Dusv) e então o Hospital Amparo de Maria libera a essa vaga e o paciente é encaminhado para lá”, explicou Luara.
Além disso, na oportunidade assuntos referentes a exames de tomografia e ultrassonografia também foram abordados. “Nossos pacientes que necessitam de tomografias eletivas e ultrassonografias serão encaminhados para realizarem os exames no Hram, conforme as tratativas que fizemos. Esse encontro foi muito bom porque ficou claro que, apesar de os dois Hospitais estarem na mesma região, nós nos complementamos e essa parceria, voltando à normalidade agora, traz um grande benefício para a população de Estância”, disse a superintendente.
Para o diretor-geral do Hospital Amparo de Maria, Paulo Daltro, a reunião foi muito produtiva por favorecer o alinhamento do novo fluxo para a área pediátrica. “Daremos todo o suporte necessário ao Jessé no que tange a tomografias e ultrassonografias. Estamos dando esse suporte nessas consultas e acompanhamentos para todos os seus pacientes. Isso é algo que ainda está amadurecendo e ainda neste mês fecharemos essa agenda. No mais é estreitar os laços entre o Hram e o Jessé para que, enquanto Rede, possamos crescer e um ajudar o outro a prestar serviços com qualidade para os pacientes”, concluiu Paulo.
SES