O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou, nesta quarta-feira, 17, da inauguração da Nova Urgência e Internamento Pediátrico do Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI). A SES investe, por mês, cerca de R$ 8 milhões na unidade hospitalar, garantindo aos usuários do SUS Sergipe diversos serviços como cirurgia pediátrica e obstétrica, atendimento de urgência, maternidade, linha de cuidado para endometriose, unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos, crianças e recém-nascidos prematuros, além de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (Ucinco).
A iniciativa fortalece a rede pediátrica do SUS em Sergipe e integra a política de parceria com hospitais filantrópicos para a oferta de atendimentos de urgência, cirurgias e leitos especializados à população. Mensalmente, o Governo do Estado destina mais de R$ 51 milhões para fortalecer e manter a rede complementar.
O Estado possui, também, um segundo contrato com o hospital destinado à realização de procedimentos do Programa Opera Sergipe. Na unidade, são realizadas as cirurgias bariátrica, de endometriose, urológica, ortopédica, mamoplastia redutora e reconstrutora e outros procedimentos.
O secretário interino da SES, Jardel Mitermayer, destaca o investimento nos hospitais filantrópicos para ampliar a assistência à saúde aos usuários do SUS. “O novo modelo de contratualização feito pela SES com o Hospital e Maternidade Santa Isabel proporcionou essa maior estrutura para os pacientes do SUS. Esse investimento também faz parte do empenho da secretaria em investir na área materno-infantil”, ressaltou.
O idealizador e diretor da Creche Almir do Picolé, Almir Almeida, reforçou a importância dos investimentos que a SES direciona ao HMSI para que mais crianças tenham atendimento de qualidade. “Gostaria de parabenizar a Secretaria de Estado da Saúde que faz um trabalho excelente e, também, por ajudar a manter este hospital que cuida muito bem das pessoas”, pontuou.
Nova urgência pediátrica
Com a revitalização da urgência e do internamento pediátrico do Hospital e Maternidade Santa Isabel, o número de leitos de observação passou de 16 para 21, os de estabilização aumentaram de 2 para 5, e os de internamento subiram de 20 para 25. A estrutura física também foi expandida, com a ampliação dos consultórios médicos de 3 para 4 unidades. Como resultado dessas melhorias, a capacidade instalada de atendimento mensal foi ampliada de 1.500 para 2.500 atendimentos.
Segundo o presidente e diretor-geral do HMSI, Rubens Moreira, o novo setor foi projetado para oferecer mais conforto, segurança, acolhimento e dignidade às crianças e seus acompanhantes, que chegam na unidade em um momento de fragilidade emocional. Ele também destacou a parceria entre o hospital e a SES. “Quero agradecer ao Governo do Estado, nosso contratante, por sempre mantermos um diálogo aberto e ser um grande parceiro da nossa unidade”, afirmou.
Fotos: Mário Sousa




