Em mais uma ação do Governo do Estado para o enfrentamento e controle do coronavírus em Sergipe, a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu na manhã desta segunda-feira, 2, no auditório do Centro Administrativo da Saúde, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária dos 75 municípios sergipanos para apresentar as atualizações do Plano Estadual de Contingência do Coronavírus, bem como as informações mais atuais sobre a situação epidemiológica do COVID 19 em Sergipe, no Brasil e no mundo.

A eles foi apresentado todo o protocolo de assistência, o plano de contingência bem como o fluxo na Atenção Básica, entendendo ser esta a porta de entrada para os casos clinicamente estáveis. “Avaliamos como estão preparados com relação a insumos nas unidades, desmistificamos algumas situações que são fakes e a importância da articulação entre assistência e vigilância. Importante uma suspeição precoce e a notificação”, assinalou a diretora de Vigilância em Saúde, Mércia Feitosa.

A diretora apresentou o Plano de Contingência, evidenciando o perfil dos casos suspeitos, prováveis e confirmados e as condutas que devem ser adotadas pelos profissionais de saúde e atualizou as informações epidemiológicas do coronavírus, citando, por exemplo, a ampliação do número de países com transmissão local, o quantitativo de casos e índice da letalidade global (3.42), a concentração de óbitos em maiores de 60 anos e pessoas com comorbidade. Ela lembrou que Sergipe tem um caso suspeito.

Feitosa explicou a importância dos técnicos municipais estarem engajados e atentos ao paciente que chega à unidade de saúde, já que a Atenção Primária é uma das principais portas de assistência à saúde. Feitosa enfatizou junto aos coordenadores que é importante estarem vigilantes a outras doenças como a dengue e o sarampo, bem como aos vírus que circulam no Estado, como o da Influenza. “Vigilância Epidemiológica é esse olhar ampliado para tudo que ocorre no território. O coronavírus será mais uma situação que devemos está atentos”, considerou.