Com o objetivo de oferecer um atendimento mais acolhedor, o Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza (HC), que é referência em atendimento pediátrico de baixa e média complexidade, vem se destacando pelas ações de humanização desenvolvidas na unidade. O equipamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) atende, exclusivamente, bebês a partir de 29 dias de vida e crianças até 12 anos, 11 meses e 29 dias de idade.
E para deixar o ambiente hospitalar mais agradável e a estadia no hospital mais leve, a unidade desenvolve atividades periódicas que promovem o bem-estar e contribuem para a recuperação dos pacientes. Entre as ações estão os 'Palhaços de Propósito' que, uma vez por semana, visitam o HC com sua trupe levando muita diversão e alegria para as crianças. E também a cinoterapia, uma técnica de intervenção terapêutica, realizada em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBM/SE), que utiliza cães para promover o estímulo das crianças internadas no hospital.
Outro projeto do Hospital da Criança com foco na humanização, é o ‘Prontuário Afetivo’, nele as crianças escrevem sobre as preferências e o que mais desejam no momento. A iniciativa tem como objetivo conhecer os pacientes e oferecer um cuidado de forma personalizada. O HC também recebe, mensalmente, a visita de integrantes do movimento 'Mães que Oram pelos Filhos', que tem o intuito de levar conforto, carinho e oração às mães e aos enfermos que se encontram internados na unidade.
Para a dona de casa Érika Souza Santos Ferreira, que acompanhou a filha Maria Eduarda durante os quatro dias que ela esteve internada no Hospital da Criança, as ações de humanização promovidas pelo HC foram de extrema importância para ajudar na recuperação dela.
“Quando minha filha estava internada, recebemos a visita de uma turma maravilhosa de palhaços. Minha filha e as outras crianças que estavam na mesma enfermaria amaram. Eles fizeram brincadeiras, contaram piadas, cantaram. Tenho certeza que isso foi fundamental para ajudar na recuperação dela e das outras crianças. Sem falar que minha filha ficou encantada com o hospital que é todo colorido, cheio de figuras na parede e desenhos de personagens que ela ama assistir”, contou Érika.
Além das ações de humanização, o Hospital da Criança também conta com uma brinquedoteca totalmente equipada, que funciona diariamente com o acompanhamento de psicólogos; paredes coloridas e repleta de desenhos; e uma árvore luminosa na recepção, tudo para tornar o ambiente mais lúdico e confortável para os pacientes.
De acordo com a superintendente do HC, Catharina Costa, o hospital não funciona apenas como uma unidade de assistência à saúde, mas também com a responsabilidade em educar e levar informação à sociedade. “Atender pediatria, para nós, vai muito além de cuidar de um paciente doente. A humanização do nosso atendimento permite olhar também para os aspectos psicossociais da criança, torna o ambiente mais leve e promove maior aceitação dos exames e medicações”, destacou a superintendente.