Foram avaliados 49 itens de transparência ativa e em todos o hospital cumpriu com as exigências
Lagarto (SE)- O Hospital Universitário de Lagarto (HUL-UFS/Ebserh/MEC), gerido, desde 2017, pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), conquistou a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa. Ao todo foram 311 entidades avaliadas. O HUL-UFS divide a liderança com mais 17 hospitais da rede Ebserh, incluindo a própria sede.
O ranking é divulgado pela Controladoria Geral da União (CGU), órgão responsável por monitorar a implementação da Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação- LAI). Os dados são coletados através do Sistema de Transparência Ativa (STA), um formulário de preenchimento obrigatório pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal para monitoramento dos dados, que, por sua vez, ficam disponíveis em um painel online (Painel de Acesso às Informação), onde é possível consultar essas e outras informações.
Reafirmando o compromisso da gestão com a transparência, o superintendente do HUL-UFS, Manoel Luiz de Cerqueira Neto, reforça a importância do trabalho em equipe para conseguir um resultado tão positivo e relevante. “Foi um desejo concretizado alcançar pela primeira vez essa posição. A Superintendência, com a Ouvidoria do hospital, sempre teve como meta a possibilidade de desenvolver a transparência ativa. Para isso, nós identificamos as barreiras, o que impedia de chegarmos lá e quais as ações internas que precisaríamos fazer.”
Cerqueira Neto acrescenta que houve mapeamento das ações internas, além de reuniões intersetoriais hospitalares para execução do que fosse necessário para o cumprimento dos requisitos na sua totalidade. “Foi um trabalho de formiguinha, com planejamento e organização com o envolvimento de todos os setores para poder atingir esse desejo tão sonhado”, completa.
De acordo com a LAI, além do fornecimento dos dados solicitados pela população, as informações de interesse coletivo ou geral devem ser divulgadas pelos órgãos públicos, de forma espontânea e proativa. Dessa maneira, existe um rol mínimo de dados que os órgãos têm de difundir, obrigatoriamente, nas suas páginas oficiais na internet, no menu “Acesso à Informação”. E foi cumprindo a disponibilização dos itens listados nesse menu que a equipe do HUL-UFS atendeu a todas as exigências e conquistou uma colocação de destaque entre as instituições do Poder Executivo Federal.
Foram avaliados 49 itens de transparência ativa e em todos o hospital cumpriu as exigências. O superintendente enfatiza que a transparência é um bem maior para qualquer gestão: “É fundamental que todos os gestores, colaboradores e a sociedade tenham ciência e consciência de tudo que o hospital tem feito”, conclui.