A rede pública de saúde sergipana viveu mais um marco histórico. Nesta segunda-feira, 15, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início ao serviço de quimioterapia para adultos no Hospital do Câncer de Sergipe (HCS) Governador Marcelo Déda Chagas - a mais nova unidade estadual dedicada exclusivamente ao tratamento oncológico.
Com o início do funcionamento do HCS, os pontos de infusão adulto ofertados pelo Estado saíram de 24 para 60, o que representa um crescimento de 150% em relação à capacidade do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), onde o procedimento era realizado.
A paciente residente de Salgado, Analice Guilherme Santana, de 54 anos, trata um câncer de mama há 6 anos. Ela esteve entre os 30 pacientes que foram atendidos no primeiro dia de funcionamento do setor de quimioterapia do HCS e destacou o conforto que a nova unidade proporciona. “Só gratidão, porque o nosso sonho virou realidade. Como esse prédio é maior e só para nós, pacientes oncológicos, não tem barulho, é um paraíso. Isso é muito bom para a gente que faz tratamento e não fica muito bem”, ressaltou.
Para o marceneiro aracajuano Rodrigo Bellas, de 45 anos, que iniciou o tratamento de quimioterapia há um mês no Huse, o novo hospital foi um presente para todos os pacientes oncológicos. “O hospital está ótimo. Tudo muito novo e tecnológico. Estão de parabéns!”, enfatizou.
De acordo com a referência técnica da oncologia clínica do HCS, o oncologista Gabriel Passos, a equipe trabalhou por meses organizando a transferência do serviço de quimioterapia do Huse para a nova unidade hospitalar. “Há alguns meses organizamos todo o setor de agendamentos e marcações, para fazer essa transição de uma forma tranquila. Hoje contamos com um serviço muito bem estruturado para receber esses pacientes. A expectativa é de que nos próximos meses os atendimentos ambulatoriais também sejam transferidos”, detalhou.
Estrutura moderna
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, o novo hospital tem o objetivo de fortalecer a Rede de Atenção Oncológica em Sergipe. “O Hospital do Câncer de Sergipe proporciona mais conforto para os pacientes oncológicos, além de garantir um atendimento completo, célere, humanizado e em tempo oportuno. Esse é um avanço histórico na saúde e um investimento que reafirma o compromisso do Governo do Estado com o cuidado da população”, declarou.
A nova unidade hospitalar, inaugurada na última quarta-feira, 10, possui uma estrutura ampla e moderna, composta por 230 leitos. Destes, 135 l para internação hospitalar, distribuídos em 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, 10 leitos UTIs Pediátrica, 13 leitos de isolamento e 102 de enfermaria, destinados a diferentes especialidades, como Oncologia Clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), Oncologia Cirúrgica e Oncologia Pediátrica.
O hospital também conta com 20 leitos no setor de Pronto-Socorro (Pronto Atendimento), com leitos de estabilização e de observação adultos e pediátricos e 75 leitos dedicados ao setor de quimioterapia, sendo 60 para adultos, 14 pediátricos e um de isolamento.




