Outubro é o mês de discussão e estímulo às mulheres para prevenção ao câncer de mama. Seguindo esse contexto, o Hospital e Maternidade Regional de Socorro, José Franco Sobrinho, unidade gerenciada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou o “Dia D do Rosa” como forma de lembrar a importância do autocuidado, bem como o diagnóstico precoce. Para a Superintendente, Iza Conceição Leó do Prado, ações como essa integram a equipe, homens e mulheres devem se preocupar com o câncer de mama e estimular a prevenção.

De acordo com Iza, o dia não poderia passar em branco, as ações do Outubro Rosa são fundamentais para ressaltar a prevenção. “Tivemos a ideia de adquirir itens de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) cor-de-rosa como touca e máscara, além de distribuir os tradicionais lacinhos rosas para todos os funcionários. Definimos um dia onde a equipe recebeu o material juntamente com uma mensagem alusiva, estimulando as pessoas a refletirem sobre o autocuidado,” informou.

“Quando a descoberta ocorre na fase inicial, há mais chances de tratamento e cura, por isso, é importante que as mulheres fiquem atentas à saúde das mamas realizando regularmente o autoexame, consultando especialistas como ginecologista e mastologista, mantendo em dia seus exames de rotina”, concluiu.

Segundo assistente de enfermagem I, Márcia Alves Souza da Conceição, todos os servidores foram envolvidos nesse processo de conscientização que destaca o cuidado com a saúde da mulher. ”Foi de extrema relevância essa ação de prevenção ao câncer de mama, onde o diagnóstico precoce é determinante para ampliar as chances de cura, além disso, adoramos passar o dia de rosa”, afirmou.