O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) encerrou o ano de 2023 com mais de 77 mil atendimentos de urgência e emergência registrados na unidade hospitalar. O levantamento, realizado pelo equipamento de saúde, destaca a assistência ofertada, nas mais diversas especialidades, à população sergipana, assim como usuários do Sistema Único de Saúde de outras localidades, como Bahia e Alagoas.
No total, de janeiro a dezembro de 2023, foram contabilizados 77.249 acolhimentos no Pronto-Socorro do maior hospital público de Sergipe, referência estadual em atendimentos de média e alta complexidade. Os dados são referentes aos atendimentos na Observação Clínica, antiga Ala Azul, na Observação Cirúrgica, conhecida como Ala Verde/Trauma, e da Sala de Estabilização, considerada a Ala Vermelha, do equipamento de saúde.
O superintendente do Huse, Bruno Moura, destaca as principais ações realizadas na unidade hospitalar e o impacto positivo na qualidade dos serviços ofertados. “Tivemos avanços significativos durante todo o ano de 2023. A Secretaria de Estado da Saúde buscou investir na modernização e reestruturação da unidade hospitalar para prestar, cada vez mais, uma melhor assistência aos usuários que buscam os serviços do Huse. Foram realizadas diversas melhorias, garantindo maior celeridade aos atendimentos, além da ampliação da capacidade em Leitos de Retaguarda e na Unidade Pediátrica. Isso representa muito para o equipamento de saúde porque entendemos o papel grandioso do maior hospital público do estado para a população sergipana”, salientou.
Sobre os atendimentos
Traumas, em geral, envolvendo acidentes de trânsito, ferimentos por armas de fogo e armas brancas, quedas e outras fraturas contabilizaram 20.100 atendimentos no Pronto-Socorro da unidade hospitalar, representando mais de 26% das admissões em 2023. Por dia, foram aproximadamente 55 registros de pacientes com algum tipo de lesão. Em comparação a 2022, a unidade hospitalar registrou um aumento de 6,5% desse tipo de atendimento.
Os acidentes de trânsito em 2023, envolvendo colisões, atropelamentos, quedas de moto e acidentes automobilísticos ou motociclísticos, somaram 5.881 registros. Os sinistros envolvendo motos totalizaram 4.331 ocorrências, representando 73,6% dos atendimentos envolvendo vítimas de trânsito. Em relação ao ano passado, os números também apontam crescimento de 2,6%.
As quedas, sejam elas da própria altura, de árvores, de animais ou por outras causas, chegaram a 5.621 atendimentos. Um crescimento de quase 4% em relação a 2022.
Outros atendimentos, como pacientes com algum tipo de queimadura causada, por exemplo, por substâncias químicas, fogos de artifício e líquidos ferventes, somaram 477 atendimentos no Pronto-Socorro do Huse. Um aumento de 12,8% em relação a 2022.
Reestruturação e modernização
No ano de 2023, o Hospital de Urgências de Sergipe passou por diversas obras estruturais e serviços de manutenção predial, além da aquisição de novos equipamentos, aparelhos e materiais como camas elétricas, aparelho moderno de Raio X fixo, monitores cardioversor, ventiladores pulmonares, entre outros equipamentos, para renovação do Parque Tecnológico. Foram realizadas reformas nas recepções do Pronto-Socorro, de visita e da área administrativa para proporcionar maior conforto e comodidade aos visitantes e colaboradores, na Observação Cirúrgica e Observação Clínica do Pronto-Socorro, antigas Alas Verde Trauma e Azul, respectivamente, no Centro Cirúrgico e nas enfermarias com nova climatização.
Outro ambiente do hospital que foi reformado e ampliou a capacidade de atendimento foi a Unidade Mista Cirúrgica (UMC), que conta, atualmente, com 30 leitos, além de uma estabilização. O Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite também passou por melhorias e as áreas externas da unidade hospitalar ganharam reformas estruturantes e serviço de pavimentação.
A unidade hospitalar modernizou ainda o sistema de monitoramento eletrônico com mais de 300 câmeras de segurança em alta definição e vigilância 24 horas para garantir ainda mais segurança aos pacientes, acompanhantes e profissionais que atuam no Huse.