Uma decoração especial anunciava a chegada do Natal no Centro de Oncologia do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Missa, cânticos natalinos e uma mensagem de amor ao próximo fizeram parte da celebração, ocorrida na manhã desta quinta-feira, 19, e que teve à frente o padre Givanildo Santos, pároco do hospital. Pacientes, acompanhantes, voluntários e funcionários da unidade participaram do evento que integra o calendário das atividades de humanização do setor.
De acordo com a coordenadora da Oncologia do Huse, Meire Jane Oliveira, esse foi mais um momento de integração e confraternização com todos os voluntários, pacientes, acompanhantes e servidores. “É visível a emoção no rosto de cada um deles. Eu só tenho que agradecer a contribuição de todos para tornar essa festa ainda mais aconchegante. Aqui todos trabalham com dedicação e muito amor. Eu só tenho que agradecer”, declarou a coordenadora.
A missa contou com uma mensagem especial para os que participaram. O padre Givanildo Santos, ressaltou a importância do natal e da união das famílias. “Quero desejar muita saúde para todos que estão nos leitos internados. Quando celebramos o nascimento do menino Jesus, eu quero aproveitar para falar da união das famílias, que neste natal nós possamos trazer para o coração a certeza do amor. Só vai acontecer Natal verdadeiro quando todos puderem dizer que nesse mundo já é irmão de verdade. Feliz Natal para todos com saúde, paz e amor”, declarou o padre.
Voluntários
Os voluntários são essenciais para tornar a festa ainda mais animada. O funcionário público, Jorge da Mota, falou sobre a satisfação em poder ajudar de alguma forma. “Acho importante que o voluntário se una nessa causa justa em ajudar o próximo. Ser solidário é preciso e a gente já participa há alguns anos dessas festinhas promovidas aqui no hospital e pra mim é uma satisfação muito grande. Esse ano eu fiz doação de kits de lanches e de higiene para adulto e criança. O Pronto Socorro também será agraciado com esses kits de higiene”, ressaltou.
O grupo de voluntários Doutorlhaços e UTRISO animaram a garotada com brincadeiras e muita alegria, já a M e F festas contribuiu com pipoca e algodão-doce para a garotada que lotava a fila. A chegada do Papai Noel também foi um momento especial. Ele foi cercado pela garotada que ganhou presentes, abraços e muito carinho.
Vitória
A dona de casa Vânia Porto, acompanha a filha K.M.P, 13, para todos os eventos da unidade. A filha está curada há dez anos e ela só tem o que agradecer a toda a equipe da Oncologia. “A Oncologia representa a vitória da minha filha contra o câncer e eu tenho muita gratidão por todos aqui. Ela está curada há 10 anos e é sempre bom estar aqui junto com os que estão começando porque a gente serve de exemplo para eles”, destacou.
A pequena P.S, 5, conseguiu pela primeira vez participar ao vivo da festa. Das outras vezes ela estava internada e não podia descer para brincar com os outros coleguinhas. A mãe dela, Juliana Moura, era só alegria. “Deus operou um milagre na vida da minha filha que tinha leucemia e hoje está curada. Estou feliz em ver ela aqui participando e feliz”, comentou.
Durante a festa, o sino da esperança tocou para três pacientes que concluíram o tratamento e estão curados. A emoção contagiou todos os participantes. “Eu não sei nem contar o quanto de felicidade que estou sentindo aqui nessa festa linda, não só a vitória do meu pai como de todos os outros que estão aqui. Hoje é um dia especial pra mim, mas em especial para o meu pai. Quero agradecer a equipe que cuidou tao bem dele”, concluiu dona Josefa Brito, filha do paciente José Valmiro de Andrade.
SES