Além do quadro de especialistas da rede própria, em 2025, o Instituto aumentou o número de clínicas da rede credenciada; atualmente, são 464 clínicas e hospitais que prestam atendimentos aos conveniados com o Ipesaúde

Mais de 113 mil sergipanos confiaram no Instituto de Promoção e Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) para cuidar de si. Esse é o total de beneficiários contabilizados pela instituição, que finaliza o ano de 2025 comprovando o empenho para bem servir aos servidores públicos. Seguindo as diretrizes do Governo de Sergipe, o Instituto oferece um atendimento de qualidade para toda a família.

Somados os atendimentos na rede própria e credenciada, foram registradas cerca de 365 mil consultas médicas (internas e externas) e mais de 2,6 milhões de exames realizados em 2025. Somente no Centro de Especialidades Médicas, principal unidade de serviço médico da autarquia, foram feitas, em média, 17 mil consultas por mês, somando mais de 204 mil no ano.

No Centro de Endocrinologia e Diabetes foram mais de 52 mil atendimentos no ano. Já o Centro Odontológico do Ipesaúde ultrapassou 43 mil atendimentos, sendo uma média mensal que supera os três mil nos diferentes serviços disponibilizados. O Centro de Terapias Integradas do Ipesaúde se consagrou, em 2025, como uma referência no cuidado de pessoas neurodivergentes em Sergipe. Foram cerca de 54 mil atendimentos no ano nas áreas de psicologia, fonoaudiologia, fisioterapia e terapia ocupacional..

Além do quadro de especialistas da rede própria, em 2025, o Instituto aumentou o número de clínicas da rede credenciada. Atualmente, são 464 clínicas e hospitais que prestam atendimentos aos conveniados com o Ipesaúde. Segundo o presidente do Ipesaúde, Walter Pinheiro, os dados deixam evidente o trabalho de toda a equipe para oferecer cada vez mais um serviço que atenda às necessidades das pessoas. “Foram mais de 3 milhões de atendimentos e procedimentos, o que reflete o comprometimento do Ipesaúde com a ampliação da cobertura e a excelência na prestação de serviços aos nossos beneficiários”, analisa.

Para garantir mais conforto aos pacientes, o Ipesaúde também investiu em melhorias estruturais em suas unidades. Em março de 2025, os beneficiários passaram a contar com um espaço exclusivo e moderno para consultas ortopédicas, o Centro Integrado de Ortopedia e Reabilitação Maria Virgínia Leite Franco, integrando em um único lugar o tratamento das doenças musculoesqueléticas. A transferência do serviço que, antes, funcionava na sede da Rua Campos, em Aracaju, permitiu dobrar a capacidade de atendimento dos diversos tipos de lesões.

Outro espaço melhorado foi o Bloco 4A do Centro de Especialidades, que é voltado para a saúde da mulher. Ele foi reformado, ganhando nova e ampla sala de espera, além de novos consultórios, totalizando 10, atualmente. O Centro de Diabetes, que está em fase final de sua ampliação e adequação de estrutura, bem como o Serviço de Pronto Atendimento (SPA), também receberam melhorias.

Nesta mesma perspectiva, o Ipesaúde transferiu o atendimento de urgência e emergência pediátrica para o Hospital Renascença. Na unidade hospitalar, os serviços pediátricos acontecem uma estrutura moderna, voltada apenas para crianças e adolescentes.

Programas

Os projetos desenvolvidos pelo Ipesaúde que levam atendimentos médicos e administrativos, de forma itinerante, contabilizaram mais de 200 edições em 2025, somando ‘Ipes até você’, ‘Saúde na praça’ e ‘Sala de Espera’. Outra ação, o ‘Cuidar de quem cuida’, voltado para o público interno, realizou mais de 220 ações. Já o projeto ‘Ipes Leve’, que atua no emagrecimento saudável, beneficiou mais de 50 pacientes com acompanhamento qualificado para a diminuição do sobrepeso.

O Ipesaúde também esteve presente em 23 edições do ‘Sergipe é aqui’, programa itinerante do Governo do Estado, que leva os diversos órgãos estaduais para o interior sergipano. E também do ‘Programa Avançar’, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar, nos diferentes batalhões de policiamento, dando maior comodidade aos militares e familiares em dez edições.

Capital e interior

Somente a Unidade Regional de Itabaiana registrou, neste ano, mais de 31 mil consultas nas diferentes especialidades disponíveis no município. O Ipesaúde em Lagarto registrou mais de 30 mil atendimentos aos beneficiários. Ao todo, mais de 116 mil sergipanos utilizaram em 2025 as unidades do instituto no interior de Sergipe (Itabaiana, Lagarto, Propriá, Estância, Simão Dias e Nossa Senhora das Dores).

“A ampliação da rede, a melhoria da nossa estrutura física, a atenção e a educação em saúde para os pacientes são meios de oferecer um serviço de maior qualidade aos servidores e seus dependentes, que reconhecem os serviços prestados e, prova disso, é o aumento do número de beneficiários neste ano. Para o próximo ano a meta é melhorar ainda mais o atendimento prestado”, completa Walter Pinheiro.