O programa Opera Sergipe já realizou 19.119 cirurgias eletivas, desde o lançamento em julho de 2023. O maior programa de cirurgias eletivas do Governo do Estado visa reduzir a fila de espera por procedimentos de média complexidade. O Opera tem beneficiado milhares de sergipanos dos 75 municípios, contribuindo para o resgate da qualidade de vida e o bem-estar dos pacientes.

Nesta primeira fase, o programa contempla 15 tipos de procedimentos, entre cirurgias gerais e ginecológicas. Entre os inúmeros pacientes que foram beneficiados pelo Opera, está a dona de casa Rosana Santos de Menezes, 38 anos, que realizou sua cirurgia de histerectomia e teve a saúde resgatada.

“Minha menstruação sempre foi muito forte e, após exames, descobri a presença de um mioma.  Achei que o processo pela cirurgia iria demorar, mas foi tudo muito rápido. Estou muito agradecida por poder recuperar a minha saúde e retomar minhas atividades diárias com mais qualidade de vida”, relatou.

A expectativa de poder resgatar a saúde também deixou esperançosa a dona de casa Eliane Santos, 54. Ela lembrou que sentia muitas cólicas devido ao problema de saúde. “Até chegar aqui, tive muitas cólicas e sangramentos sem parar. Fico aliviada por ter conseguido fazer a cirurgia e feliz por pensar que não irei mais sentir fortes dores. Agradeço ao Opera por ter recuperado a minha saúde”, exaltou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, os resultados do Opera Sergipe confirmam o comprometimento do Governo do Estado com a saúde dos sergipanos. “Os números do Opera e a resolutividades nas mais de 19 mil cirurgias realizadas expõem o êxito do programa. Nesta primeira fase ofertamos um rol de 15 procedimentos eletivos e em breve conseguiremos contemplar outros tipos de procedimentos como endometriose, reconstrução da mama, cirurgia para câncer de próstata, bariátrica e outros que estamos definindo para a segunda fase do Opera Sergipe”, disse o gestor.

Acesso ao programa

Para ter acesso ao Opera, basta ir a um posto de saúde mais próximo para fazer o cadastro ou a um dos hospitais credenciados. São eles: Hospital Amparo de Maria, em Estância; Hospital e Maternidade Santa Isabel, em Aracaju; Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Lagarto; e Hospital Nosso Senhor dos Passos, em São Cristóvão. É preciso passar por uma consulta, e a partir do diagnóstico médico a cirurgia será agendada pelo hospital.

Foto: Igor Matias