Sebastião Batista Filho, de 10 anos de idade, surpreendeu a todos do Hospital da Criança Dr. José Machado de Souza, equipamento da Secretaria Estadual de Saúde, ao escrever e entregar cartas a todos os pacientes da unidade hospitalar. Ele sofreu uma lesão de fêmur no mês de julho e tem retornado ao hospital com frequência para fazer reavaliação médica. Na última quinta-feira (20) que ele precisou voltar, resolveu fazer algo diferente: entregar cartas com mensagens de esperança e conforto às crianças que estavam internadas.
Felipe Medeiros, médico ortopedista responsável por cuidar de Sebastião, conta que ficou encantado com o gesto do menino. Ele lembra que o garoto disse a ele que já rezava pelas crianças internadas e que gostaria de fazer algo para mudar a vida delas. “Ele não imaginava quanto era difícil ter que ir ao hospital para tratar alguma doença e por esse motivo ele resolveu escrever essas cartas como forma de ajudar outras pessoas. Inicialmente ele entregou os bilhetes para as crianças que estavam no ambulatório aguardando atendimento e quando ele entrou na minha sala ele me perguntou se eu poderia levar para outros pacientes. Chamei os palhaços de propósito e fizemos essa mobilização, de um gesto muito bonito e raro hoje em dia”, disse.
Alexandra dos Santos Bispo, mamãe do Sebastião, conta que ficou emocionada com a atitude do filho. Segundo ela, o Sebastião ficou muito contente em saber que todos os pacientes receberam as cartinhas. “Realmente foi uma ação linda. A gente chega a ficar numa emoção que só. Devemos espalhar sempre nosso otimismo e alegria por onde passamos para mostrar que a vida fica mais leve quando não damos brecha para a tristeza”, concluiu.
A superintendente do HC, Catharina Costa, lembra que o mês de outubro foi voltado especialmente para as crianças, com ações que foram desenvolvidas todas as semanas e que a atitude de Sebastião coroou todo esse período. “A atitude de Sebastião fecha com chave de ouro nosso mês das crianças. Fizemos uma série de ações voltadas aos nossos pacientes e não imaginamos que a mais emocionalmente partiria de um deles de forma tão natural e ao mesmo tempo grandiosa”, afirmou.