O Hospital São José, em Aracaju, recebeu, ontem (28), dois respiradores e um aparelho de ultrassom, doados pelo Papa Francisco, que vem manifestando sua preocupação com as famílias brasileiras. Os equipamentos chegaram ao hospital por meio da Nunciatura Apostólica.
O arcebispo metropolitano de Aracaju, dom João José Costa, participou do ato de entrega e bênção dos equipamentos, ao lado da diretoria e de colaboradores do hospital. Acolhida com grande emoção, a doação chegou pelas mãos do Dr. Paolo Taccone, médico da Hope Onlus, uma ONG italiana especializada em projetos humanitários em saúde e educação.
Desde o início da pandemia, o Papa Francisco vem doando equipamentos, testes e recursos financeiros para hospitais, e para um fundo de emergência criado por ele para ajudar as nações mais afetadas pela crise sanitária. Dezenas de respiradores foram doados para hospitais na Itália e no Oriente Médio, bem como para outros países.
O hospital
Com quase 60 anos de fundação, o Hospital São José é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter beneficente, assistencial e filantrópico, reconhecida pela União, Estado e Município, prestando relevantes serviços médico-hospitalares às pessoas carentes do nosso Estado, que são atendidas através do SUS, através de convênios celebrados com o Município de Aracaju. Está localizado na Avenida João Ribeiro, 846, bairro Santo Antônio. Durante a pandemia, o hospital mantém um atendimento diferenciado (24 horas) para pacientes com síndrome gripal.